O tema relação escola-comunidade vem ganhando cada vez mais destaque em âmbito educacional, sendo necessárias investigações para conhecer como e onde acontece, mediante as realidades e particularidades de cada local, nesta pesquisa se destaca em um contexto militarizado. A presente pesquisa é um estudo de caso e teve por objetivo compreender a relação escola-comunidade pré e pós a militarização de uma instituição de ensino da rede estadual do município de Feira de Santana - Bahia. Por meio de atividades de campo para caracterização da área, aplicação de entrevistas além de aplicação de formulário online, foi possível diagnosticar a atual relação na qual se encontra a escola e as pessoas da comunidade de entorno no qual está inserida. Utilizando a técnica de Análise de Conteúdo, foi feita a codificação das entrevistas, e os resultados encontrados evidenciaram a mudança dessa relação ao longo dos anos, decorrente do processo de militarização. Com os dados do formulário foi possível espacializar os resultados e atribuir zonas de influência da escola nas escalas bairro e município. Foi confirmado um declínio da interação da escola com a comunidade do entorno ao longo dos anos e, em contrapartida, houve a ampliação da zona de influência da instituição no que diz respeito a estudantes matriculados oriundos de diversos bairros de Feira de Santana e também de municípios vizinhos.