O respectivo trabalho visa buscar virtualmente nos sites oficiais das universidades federais brasileiras, se existem e quais são as ações ou programas de assistência estudantil que auxiliam as estudantes-mães, que estão matriculadas no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e documental, a partir do mapeamento das ações ou programas voltados para a presente categoria, com ênfase nos aspectos qualitativos por meio das informações fornecidas nos sites das universidades e nos últimos editais voltados para assistência estudantil. Quando uma mulher se torna mãe, as exigências sociais que já existem em relação ao seu gênero são duplicadas, uma vez que ela é responsável não só por si, mas também pelo cuidado e bem-estar do/a filho/a. O acesso à educação é um direito fundamental de todos e todas, independente de raça, classe ou gênero. Entretanto, para as mulheres que são estudantes e mães, existem desafios e demandas adicionais que surgem com a maternidade, incluindo a necessidade de lidar com as demandas acadêmicas, com as responsabilidades familiares e rotina de trabalho. Enquanto formadora humana, profissional e social, a universidade tem um papel fundamental na implementação de ações e programas que deem assistência para os/as estudantes, ouvindo as necessidades e apoiando tais autores/autoras que movem e dão vida a instituição. Identifica-se que, para apoiar e consequentemente proporcionar uma formação de qualidade para as estudantes mães, muitas universidades brasileiras oferecem programas de atendimento estudantil específico, como, por exemplo, o fornecimento de creches ou a concessão de bolsas auxílio. É fundamental que as instituições continuem trabalhando para garantir as oportunidades e permanência dessas jovens no ensino superior, por meio de políticas inclusivas e sensíveis a essa categoria.