O ensino de Ciências da Natureza na formação superior indígena tem sido trabalhado na perspectiva de apresentar conceitos na prática que muitas vezes são abstratos na teoria. É sabido que as aulas práticas são muito importantes, pois permitem que os discentes tenham um maior interesse pela pesquisa e possam observar em campo o que foi tratado na teoria. Por outro lado, o acadêmico indígena é protagonista em seu processo de formação, porque tem em seu ambiente comunitário muitas ferramentas que podem ser utilizadas em seu processo de ensino e aprendizagem, principalmente quando nos referimos aos diferentes ambientes naturais que compõe as comunidades indígenas no estado de Roraima. O objetivo principal deste trabalho foi descrever como as aulas práticas ajudam na formação do acadêmico indígena no curso de Licenciatura Indígena na Universidade Federal de Roraima. Para realização desta pesquisa planejamos algumas aulas de campo em diferentes tipos de paisagens e também recorremos a literatura específica sobre o tema. Nesse sentido, percebemos que as aulas de campo realizadas durantes a etapa de estudos presencias no Curso de Licenciatura foi um importante instrumento motivador para os acadêmicos, principalmente após o retorno a sala de aula de forma presencial pós-pandemia. A produção dos trabalhos e a assimilação de conceitos se tornou mais fácil. Com isso podemos considerar que as aulas práticas são importantes instrumentos na formação do professor indígena(acadêmico), visto que alguns Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) são frutos destas atividades, assim como produção de materiais didáticos que surgiram após a realização das aulas de campo, como cartilhas, guia de campo de espécies vegetais, de rochas e paisagens nas comunidades indígenas em Roraima.