Artigo CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-74-8

RELATO DE EXPERIÊNCIA: UM RETORNO ÀS 40 HORAS DE PAULO FREIRE EM ANGICOS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2024-01-24 11:48:47" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106011
    "edicao_id" => 325
    "trabalho_id" => 2211
    "inscrito_id" => 12143
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: UM RETORNO ÀS 40 HORAS DE PAULO FREIRE EM ANGICOS"
    "resumo" => "Em abril de 1963, ocorreu uma experiência inovadora que alfabetizou 300 jovens e adultos na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte (RN), por meio de práticas orientadas por Paulo Freire. Tal experiência ficou mundialmente conhecida como as 40h de Angicos, uma referência de prática bem sucedida na perspectiva da educação popular. Esse ano, completam-se 60 dessa prática revolucionária e muito interessa a todos redescobri-la, pelos vestígios da memória que presentificam o legado de Paulo Freire, na potência da transformação pela educação. Nesse escopo, o Grupo de Pesquisa FORMAÇÃO, coordenado pela professora Dra. Maria Ghisleny de Paiva Brasil, organizou uma aula de campo, no âmbito da UFERSA, congregando graduandos das três disciplinas dos cursos de Letras do campus Caraúbas. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência dessa aula de campo, redescobrindo a experiência das 40 horas de Paulo Freire em Angicos. Esse relato justifica sua relevância na necessidade de fortalecimento da memória das práticas pedagógicas de Paulo Freire e do movimento de educação popular, que resistem a tentativas de apagamento e esquecimento. Por meio de nossa imersão, entramos na roda do tempo, nos Círculos de Cultura, conversando com a aluna das 40h, D. Eneide, circulando pela Escola José Rufino, pisando as pedras que guardam as marcas da esperança e da transformação resultante da capacidade de ler o mundo e as letras. Nossa vivência se entremeia com os escritos do educador e estudos que atualizam a perspectiva paulofreiriana de educação. Pensar o futuro é impossível sem memória. Por isso, compartilhamos os sentidos, sentimentos e aprendizagens que resultaram dessa atividade, na esperança de que ela seja valiosa para outros educadores e para que a experiência de Angicos possa fazer refletir sobre a potencialidade de nossas práticas presentes e futuras."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID12143_TB2211_10112023175106.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:51:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLE LEITE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Gabrielle Leite"
    "autor_email" => "gabrielle.leite@ufersa.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:48:47"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106011
    "edicao_id" => 325
    "trabalho_id" => 2211
    "inscrito_id" => 12143
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: UM RETORNO ÀS 40 HORAS DE PAULO FREIRE EM ANGICOS"
    "resumo" => "Em abril de 1963, ocorreu uma experiência inovadora que alfabetizou 300 jovens e adultos na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte (RN), por meio de práticas orientadas por Paulo Freire. Tal experiência ficou mundialmente conhecida como as 40h de Angicos, uma referência de prática bem sucedida na perspectiva da educação popular. Esse ano, completam-se 60 dessa prática revolucionária e muito interessa a todos redescobri-la, pelos vestígios da memória que presentificam o legado de Paulo Freire, na potência da transformação pela educação. Nesse escopo, o Grupo de Pesquisa FORMAÇÃO, coordenado pela professora Dra. Maria Ghisleny de Paiva Brasil, organizou uma aula de campo, no âmbito da UFERSA, congregando graduandos das três disciplinas dos cursos de Letras do campus Caraúbas. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência dessa aula de campo, redescobrindo a experiência das 40 horas de Paulo Freire em Angicos. Esse relato justifica sua relevância na necessidade de fortalecimento da memória das práticas pedagógicas de Paulo Freire e do movimento de educação popular, que resistem a tentativas de apagamento e esquecimento. Por meio de nossa imersão, entramos na roda do tempo, nos Círculos de Cultura, conversando com a aluna das 40h, D. Eneide, circulando pela Escola José Rufino, pisando as pedras que guardam as marcas da esperança e da transformação resultante da capacidade de ler o mundo e as letras. Nossa vivência se entremeia com os escritos do educador e estudos que atualizam a perspectiva paulofreiriana de educação. Pensar o futuro é impossível sem memória. Por isso, compartilhamos os sentidos, sentimentos e aprendizagens que resultaram dessa atividade, na esperança de que ela seja valiosa para outros educadores e para que a experiência de Angicos possa fazer refletir sobre a potencialidade de nossas práticas presentes e futuras."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID12143_TB2211_10112023175106.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:51:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLE LEITE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "Gabrielle Leite"
    "autor_email" => "gabrielle.leite@ufersa.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:48:47"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 325
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05"
        "logo" => null
        "capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg"
        "timbrado" => "65b1234fa0148_24012024114847.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:48:47"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 325
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05"
        "logo" => null
        "capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg"
        "timbrado" => "65b1234fa0148_24012024114847.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:48:47"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 201
                "edicao_id" => 325
                "codigo" => "978-85-61702-74-8"
                "capa" => "660318cb8920e_26032024154947.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA CORREIA DA LUZ (UPE)<br />\r\n
                  ANA CL&Aacute;UDIA &nbsp;<br />\r\n
                  ANA CL&Aacute;UDIA RIBEIRO TAVARES (UPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA (UPE)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA &nbsp;(UFRPE)<br />\r\n
                  CLEITON &nbsp;DE BARROS NUNES (UPE)<br />\r\n
                  GEVSON SILVA ANDRADE (UPE)<br />\r\n
                  ROSSANA REGINA GUIMAR&Atilde;ES RAMOS HENZ (UPE)<br />\r\n
                  VALDELUCE ALBUQUERQUE E SILVA (UPE)<br />\r\n
                  VOLMIR JOS&Eacute; BRUTSCHER (UPE)<br />\r\n
                  WALD&Ecirc;NIA LE&Atilde;O DE CARVALHO (UPE)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151409-CONEDU---MOVIMENTOS-SOCIAIS--SUJEITOS-E-PROCESSOS-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:48:47"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 201
                "edicao_id" => 325
                "codigo" => "978-85-61702-74-8"
                "capa" => "660318cb8920e_26032024154947.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA CORREIA DA LUZ (UPE)<br />\r\n
                  ANA CL&Aacute;UDIA &nbsp;<br />\r\n
                  ANA CL&Aacute;UDIA RIBEIRO TAVARES (UPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA (UPE)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA &nbsp;(UFRPE)<br />\r\n
                  CLEITON &nbsp;DE BARROS NUNES (UPE)<br />\r\n
                  GEVSON SILVA ANDRADE (UPE)<br />\r\n
                  ROSSANA REGINA GUIMAR&Atilde;ES RAMOS HENZ (UPE)<br />\r\n
                  VALDELUCE ALBUQUERQUE E SILVA (UPE)<br />\r\n
                  VOLMIR JOS&Eacute; BRUTSCHER (UPE)<br />\r\n
                  WALD&Ecirc;NIA LE&Atilde;O DE CARVALHO (UPE)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151409-CONEDU---MOVIMENTOS-SOCIAIS--SUJEITOS-E-PROCESSOS-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:48:47"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Em abril de 1963, ocorreu uma experiência inovadora que alfabetizou 300 jovens e adultos na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte (RN), por meio de práticas orientadas por Paulo Freire. Tal experiência ficou mundialmente conhecida como as 40h de Angicos, uma referência de prática bem sucedida na perspectiva da educação popular. Esse ano, completam-se 60 dessa prática revolucionária e muito interessa a todos redescobri-la, pelos vestígios da memória que presentificam o legado de Paulo Freire, na potência da transformação pela educação. Nesse escopo, o Grupo de Pesquisa FORMAÇÃO, coordenado pela professora Dra. Maria Ghisleny de Paiva Brasil, organizou uma aula de campo, no âmbito da UFERSA, congregando graduandos das três disciplinas dos cursos de Letras do campus Caraúbas. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência dessa aula de campo, redescobrindo a experiência das 40 horas de Paulo Freire em Angicos. Esse relato justifica sua relevância na necessidade de fortalecimento da memória das práticas pedagógicas de Paulo Freire e do movimento de educação popular, que resistem a tentativas de apagamento e esquecimento. Por meio de nossa imersão, entramos na roda do tempo, nos Círculos de Cultura, conversando com a aluna das 40h, D. Eneide, circulando pela Escola José Rufino, pisando as pedras que guardam as marcas da esperança e da transformação resultante da capacidade de ler o mundo e as letras. Nossa vivência se entremeia com os escritos do educador e estudos que atualizam a perspectiva paulofreiriana de educação. Pensar o futuro é impossível sem memória. Por isso, compartilhamos os sentidos, sentimentos e aprendizagens que resultaram dessa atividade, na esperança de que ela seja valiosa para outros educadores e para que a experiência de Angicos possa fazer refletir sobre a potencialidade de nossas práticas presentes e futuras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.