O presente artigo pretende mapear e analisar artigos, para pesquisar e compreender quais são os desafios vivenciados durante a graduação pelos/as estudantes-trabalhadores/as e trabalhadores/as estudantes de universidades públicas brasileiras, bem como identificar se existem táticas adotadas por estes para assegurar sua permanência na universidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a partir de um estudo bibliográfico, de artigos publicados sobre a temática, entre os anos de 2010 e 2023. Compreende-se que grandes são os desafios encarados por estudantes de ensino superior. As dificuldades perpassam desde as questões de adaptações à vida estudantil, questionamentos sobre o pertencimento a tal espaço, até questões sociais que contribuem diretamente no desempenho acadêmico e que podem levar à desistência durante o seu percurso formativo. Apesar de nos últimos anos o problema de expansão das universidades, bem como a oferta de vagas terem avançado de forma gradativa, outros debates se fazem necessário. Dessa forma, o presente trabalho tem como foco principal os/as trabalhadores/as-estudantes e estudantes-trabalhadores/as, que compõem o quadro das universidades públicas do Brasil. Pode-se identificar que as oportunidades estão longes de serem iguais para todos, e quando se trata de pessoas que precisam conciliar a jornada exaustiva do trabalho com a vida universitária, esse cenário torna-se palco de diversas discussões que precisam ser debatidas, no sentido de contribuir com as políticas públicas estudantis, tendo em vista uma melhor assistência a esse grupo de estudantes para exercerem o direito de ter uma formação de qualidade.