Este artigo tem como objetivo sistematizar e analisar a live intitulada "Educação do Campo e os Sujeitos Coletivos de Direitos", transmitida pelo canal do Youtube.com do Fórum Nacional da Educação do Campo (TV Fonec), no contexto da articulação política de organizações do Movimento da Educação do Campo. Especificamente, pretende-se: Analisar a importância política e organizacional da live no contexto da articulação das organizações do Movimento da Educação do Campo; Fundamentar a análise por meio de referências teóricas, especialmente estudos que abordam a Educação do Campo; e Identificar a Educação do Campo como um direito e dever do Estado, ressaltando seu papel como instrumento de resistência e enfrentamento ao projeto neoliberal. Neste ínterim, por meio deste trabalho, buscamos responder à seguinte questão: Como as lutas em prol da Educação do Campo em uma sociedade desigual revelam não apenas os problemas existentes, mas também anunciam conhecimentos e vivências? Para embasar teoricamente a análise, foram considerados estudos realizados por Arroyo (2007; 2011; 2012); Caldart (2012); Wanderley (2017) entre outros. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, descritiva e analítica, com abordagem netnográfica de Kozinets (2014). Ressalte-se que o trabalho apresentado, tem a sua importância no sentido de destacar a Educação do Campo, como vital direito e dever do Estado, que emerge como trincheira de resistência e contraposição ao modelo neoliberal, fortalecendo o projeto contrário hegemônico para uma sociedade renovada.