Artigo CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-74-8

EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR NETNOGRÁFICO SOBRE A RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2024-01-24 11:48:47" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 106025
    "edicao_id" => 325
    "trabalho_id" => 8808
    "inscrito_id" => 25494
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR NETNOGRÁFICO SOBRE A RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo sistematizar e analisar a live intitulada "Educação do Campo e os Sujeitos Coletivos de Direitos", transmitida pelo canal do Youtube.com do Fórum Nacional da Educação do Campo (TV Fonec), no contexto da articulação política de organizações do Movimento da Educação do Campo. Especificamente, pretende-se: Analisar a importância política e organizacional da live no contexto da articulação das organizações do Movimento da Educação do Campo; Fundamentar a análise por meio de referências teóricas, especialmente estudos que abordam a Educação do Campo; e Identificar a Educação do Campo como um direito e dever do Estado, ressaltando seu papel como instrumento de resistência e enfrentamento ao projeto neoliberal. Neste ínterim, por meio deste trabalho, buscamos responder à seguinte questão: Como as lutas em prol da Educação do Campo em uma sociedade desigual revelam não apenas os problemas existentes, mas também anunciam conhecimentos e vivências? Para embasar teoricamente a análise, foram considerados estudos realizados por Arroyo (2007; 2011; 2012); Caldart (2012); Wanderley (2017) entre outros. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, descritiva e analítica, com abordagem netnográfica de Kozinets (2014). Ressalte-se que o trabalho apresentado, tem a sua importância no sentido de destacar a Educação do Campo, como vital direito e dever do Estado, que emerge como trincheira de resistência e contraposição ao modelo neoliberal, fortalecendo o projeto contrário hegemônico para uma sociedade renovada."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID25494_TB8808_25112023191547.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:51:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAMILA KARINE DOS SANTOS WANDERLEY"
    "autor_nome_curto" => "Kamila Karine"
    "autor_email" => "kamilakarinesw@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:48:47"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 106025
    "edicao_id" => 325
    "trabalho_id" => 8808
    "inscrito_id" => 25494
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR NETNOGRÁFICO SOBRE A RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo sistematizar e analisar a live intitulada "Educação do Campo e os Sujeitos Coletivos de Direitos", transmitida pelo canal do Youtube.com do Fórum Nacional da Educação do Campo (TV Fonec), no contexto da articulação política de organizações do Movimento da Educação do Campo. Especificamente, pretende-se: Analisar a importância política e organizacional da live no contexto da articulação das organizações do Movimento da Educação do Campo; Fundamentar a análise por meio de referências teóricas, especialmente estudos que abordam a Educação do Campo; e Identificar a Educação do Campo como um direito e dever do Estado, ressaltando seu papel como instrumento de resistência e enfrentamento ao projeto neoliberal. Neste ínterim, por meio deste trabalho, buscamos responder à seguinte questão: Como as lutas em prol da Educação do Campo em uma sociedade desigual revelam não apenas os problemas existentes, mas também anunciam conhecimentos e vivências? Para embasar teoricamente a análise, foram considerados estudos realizados por Arroyo (2007; 2011; 2012); Caldart (2012); Wanderley (2017) entre outros. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, descritiva e analítica, com abordagem netnográfica de Kozinets (2014). Ressalte-se que o trabalho apresentado, tem a sua importância no sentido de destacar a Educação do Campo, como vital direito e dever do Estado, que emerge como trincheira de resistência e contraposição ao modelo neoliberal, fortalecendo o projeto contrário hegemônico para uma sociedade renovada."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID25494_TB8808_25112023191547.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:51:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAMILA KARINE DOS SANTOS WANDERLEY"
    "autor_nome_curto" => "Kamila Karine"
    "autor_email" => "kamilakarinesw@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:48:47"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 325
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05"
        "logo" => null
        "capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg"
        "timbrado" => "65b1234fa0148_24012024114847.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:48:47"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 325
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---movimentos-sociais-sujeitos-e-processos-educativos-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT05"
        "logo" => null
        "capa" => "660318cb85d7e_26032024154947.jpg"
        "timbrado" => "65b1234fa0148_24012024114847.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:48:47"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 201
                "edicao_id" => 325
                "codigo" => "978-85-61702-74-8"
                "capa" => "660318cb8920e_26032024154947.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA CORREIA DA LUZ (UPE)<br />\r\n
                  ANA CL&Aacute;UDIA &nbsp;<br />\r\n
                  ANA CL&Aacute;UDIA RIBEIRO TAVARES (UPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA (UPE)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA &nbsp;(UFRPE)<br />\r\n
                  CLEITON &nbsp;DE BARROS NUNES (UPE)<br />\r\n
                  GEVSON SILVA ANDRADE (UPE)<br />\r\n
                  ROSSANA REGINA GUIMAR&Atilde;ES RAMOS HENZ (UPE)<br />\r\n
                  VALDELUCE ALBUQUERQUE E SILVA (UPE)<br />\r\n
                  VOLMIR JOS&Eacute; BRUTSCHER (UPE)<br />\r\n
                  WALD&Ecirc;NIA LE&Atilde;O DE CARVALHO (UPE)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151409-CONEDU---MOVIMENTOS-SOCIAIS--SUJEITOS-E-PROCESSOS-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:48:47"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 201
                "edicao_id" => 325
                "codigo" => "978-85-61702-74-8"
                "capa" => "660318cb8920e_26032024154947.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADRIANA CORREIA DA LUZ (UPE)<br />\r\n
                  ANA CL&Aacute;UDIA &nbsp;<br />\r\n
                  ANA CL&Aacute;UDIA RIBEIRO TAVARES (UPE)<br />\r\n
                  ANA MARIA SOTERO PEREIRA (UPE)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DIAS DA SILVA &nbsp;(UFRPE)<br />\r\n
                  CLEITON &nbsp;DE BARROS NUNES (UPE)<br />\r\n
                  GEVSON SILVA ANDRADE (UPE)<br />\r\n
                  ROSSANA REGINA GUIMAR&Atilde;ES RAMOS HENZ (UPE)<br />\r\n
                  VALDELUCE ALBUQUERQUE E SILVA (UPE)<br />\r\n
                  VOLMIR JOS&Eacute; BRUTSCHER (UPE)<br />\r\n
                  WALD&Ecirc;NIA LE&Atilde;O DE CARVALHO (UPE)
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151409-CONEDU---MOVIMENTOS-SOCIAIS--SUJEITOS-E-PROCESSOS-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:48:47"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:49:47"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Este artigo tem como objetivo sistematizar e analisar a live intitulada "Educação do Campo e os Sujeitos Coletivos de Direitos", transmitida pelo canal do Youtube.com do Fórum Nacional da Educação do Campo (TV Fonec), no contexto da articulação política de organizações do Movimento da Educação do Campo. Especificamente, pretende-se: Analisar a importância política e organizacional da live no contexto da articulação das organizações do Movimento da Educação do Campo; Fundamentar a análise por meio de referências teóricas, especialmente estudos que abordam a Educação do Campo; e Identificar a Educação do Campo como um direito e dever do Estado, ressaltando seu papel como instrumento de resistência e enfrentamento ao projeto neoliberal. Neste ínterim, por meio deste trabalho, buscamos responder à seguinte questão: Como as lutas em prol da Educação do Campo em uma sociedade desigual revelam não apenas os problemas existentes, mas também anunciam conhecimentos e vivências? Para embasar teoricamente a análise, foram considerados estudos realizados por Arroyo (2007; 2011; 2012); Caldart (2012); Wanderley (2017) entre outros. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, descritiva e analítica, com abordagem netnográfica de Kozinets (2014). Ressalte-se que o trabalho apresentado, tem a sua importância no sentido de destacar a Educação do Campo, como vital direito e dever do Estado, que emerge como trincheira de resistência e contraposição ao modelo neoliberal, fortalecendo o projeto contrário hegemônico para uma sociedade renovada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.