Tendo como cenário os impactos da crise política que assombra o Brasil dos últimos 20 anos, nosso estudo dedica-se ao avanço da extrema direita ultraconservadora sobre a Educação. Com a agenda dos retrocessos nos assuntos educacionais, atribuímos à gestão de Jair Bolsonaro (2018-2022) como neofascista. Para construir essa ideia, procuramos identificar o conceito de fascismo. Isso feito, partimos para explanar brevemente a ideia de Revolução Burguesa no Brasil. Partindo de suas contribuições, apontamos como ela se encontra com as características fascistas. Por fim, tal associação nos leva ao bolsonarismo e seus respectivos desdobramentos para a Educação. Com isso, nos concentramos não só no processo que permitiu o agressivo avanço fascistizante do movimento bolsonarista sobre a Educação. Mas também em reconhecer suas estratégias, para que assim possamos combater seu avanço. Como metodologia de trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica. Por entender que nosso objeto se desenrola tanto em âmbito político e econômico, adotamos a concepção gramsciana de “Estado Integral”. Nela a atuação da sociedade civil e da sociedade política estão conectadas pelo par dialético das estruturas e superestruturas. Como é o caso da fascitização da Educação sob a política do bolsonarismo, e seu respectivo amparo da sociedade civil. Como esse estudo compõe uma dissertação ainda em construção, as conclusões são parciais. O fato de analisarmos um contexto que estamos inseridos, também deve ser levado em consideração. Contudo, como resultado parcial mapeamos as estratégias utilizadas pela extrema-direita para ganhar espaço, através dos aparelhos privados de hegemonia, sobre a elaboração de políticas educacionais. Visto isso, diante da ofensiva do capital sobre a educação, sobretudo a pública, consideramos este trabalho uma forma de resistência, assim como de combate. Pois uma vez que reconhecemos a gravidade dos ataques contra a educação pública, laica e democrática, a luta por uma sociedade antifascista aumenta seu potencial de sucesso.