Este trabalho apresenta a participação dos estudantes nas ações desenvolvidas pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Educação para as Relações Étnico-raciais (LEPER), da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Criado em, 2018, o LEPER conta com a participação de docentes e discentes dos cursos Pedagogia e Ciências Sociais, Instituições de Ensino Superior (IES) e de Organizações da Sociedade Civil de Barbacena e Região. Os estudos, pesquisas e ações realizadas tiveram como tema principal a educação para as relações étnico-raciais e suas ações se justificam pela necessidade de combater o racismo estrutural tão presente em nosso país, desde o Brasil Colônia. Nesse sentido, a lei 10.639/2003 tem sido um instrumento importante para o desenvolvimento de ações educativas fortalecedoras de relações étnico-raciais cidadãs, como também no combate de desigualdades e discriminações a que os afrodescendentes historicamente têm sido submetidos. Na busca de alcançar os objetivos propostos, metodologias participativas possibilitaram o envolvimento de alunos e Organizações da Sociedade Civil. Os resultados ainda parciais apontam que as ações realizadas têm contribuído para o fortalecimento de uma cultura antirracista e jogar luz sobre a necessidade de debater questões relacionadas à Educação para as Relações Étnico-raciais na sociedade brasileira. A participação dos futuros pedagogos e cientistas sociais têm contribuído também para um maior engajamento social e político na comunidade, a valorização da cultura e história do povo negro e identidade afro-brasileira. A promoção de eventos relacionados às questões sociais e raciais, como também o combate ao racismo e à discriminação, têm contribuído ainda para a indissociabilidade Ensino, Pesquisa e Extensão e fortalecimento da relação Universidade e Sociedade.