Artigo CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-83-0

OS CANIBALISMOS ONTO-COSMOLÓGICOS DOS BRANCOS

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          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
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          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
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          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
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          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
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                  MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n
                  RUBENS ALVES FERREIRA (ELCMPL)<br />\r\n
                  SIDN&Eacute;A FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO &nbsp;(CPII)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n
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                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
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                  ADAIL SEBASTI&Atilde;O RODRIGUES J&Uacute;NIOR (UFOP)<br />\r\n
                  ADILSON PEREIRA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES (UFOP)<br />\r\n
                  CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n
                  JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n
                  KASSANDRA MUNIZ (UFOP)<br />\r\n
                  KLEBER APARECIDO DA SILVA (UNB)<br />\r\n
                  MARCUS VIN&Iacute;CIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  MARGARETH MARIA DE MELO (UEPB)<br />\r\n
                  MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n
                  RUBENS ALVES FERREIRA (ELCMPL)<br />\r\n
                  SIDN&Eacute;A FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO &nbsp;(CPII)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n
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Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

As inúmeras violências coloniais esvaziaram e destituíram os modos de ser, estar, fazer, pensar e habitar dos povos tradicionais de Abya Yala, impondo-lhes a lógica racional eurocentrada pautada em um canibalismo onto-cosmológico. Baseada na dominação, repressão, aniquilação e exclusão enquanto estratégias e performances políticas, essa racionalidade europeia impregnou a visão unilateral da humanidade a partir do consumismo desenfreado, devastação ambiental e separação do sujeito com a natureza. Tais opressões não se esgotaram no tempo histórico da colonização. Ganham, cada vez mais, novos mecanismos dentro do antropoceno que empobrecem outras ciências de habitar o mundo que não estejam pautadas pelo mito do progresso e a racionalidade patológica. Essa lógica se caracteriza pelo dessecamento da natureza colocando-se em uma posição de superioridade posicional ao modo de vida e pensamento que organiza os seres lado a lado, pilar este da filosofia indígena. Logo, os povos originários se tornaram, e continuam sendo, a principal barreira do frenesi do capital que nos leva hoje a uma degradação da biosfera e da antroposfera. Na contramão dessa lógica racional dos canibalismos onto-cosmológicos dos brancos, propomos (des)pensar a pretensa ideia de processo de desenvolvimento (neo)colonial e (neo)imperial, a partir de uma crítica da razão ameríndia. Para tanto, recorremos ao intelectual indígena Jabuti, conhecido pelo nome civil de Ailton Krenak, assim como Kaká Werá, Rômulo Angélico, Edson Kayapó, Davi Kopenawa, Andrielle Mendes, Graça Graúna, Linda Tuhiwai Smith, Aline Rochedo Pachamama e Márcia Wayna Kambeba, que de modo enfático difundem, amplificam e fortificam a urgente necessidade de pensarmos novos horizontes de existências e humanidades numa conexão arcaicontemporânea de saberes. A urgência desse diálogo objetiva (re)pensarmos maneiras para frearmos a escalada canibalista contra territórios, povos e saberes tradicionais, desvirtuadas de sua potência arcaica de construir novos mundos coletivamente.

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