O presente estudo apresenta as reflexões da pesquisa realizada acerca da abordagem da temática indígena em duas escolas do ensino fundamental da área urbana do município de Cruzeiro do Sul - AC. Diante dessa perspectiva buscamos investigar de que maneira a gestão escolar e os professores trabalham a questão indígena analisando os Projetos Político Pedagógicos aliados aos Planos da disciplina de história das referidas escolas. Desenvolvemos assim, uma pesquisa de natureza exploratória e qualitativa, tomando como base uma metodologia de investigação fundamentada no referencial teórico de: Moreira e Candau (2008), e outros/as. Para tanto, tomamos como referência a Lei nº 11.645/2008 que assegura a obrigatoriedade do ensino de história e da cultura dos povos indígena nas escolas de ensino fundamental e médio do país. Após as análises, concluímos, de maneira geral, que apesar de obrigatória, a temática indígena quase não se faz presente na prática escolar e que, além disso, a mesma é trabalhada por meio de um ensino superficial e ainda muito estereotipado, que acabam por reforçar preconceitos e estereótipos presentes na sociedade, dessa forma, distante daquilo que regem os documentos oficiais das instituições, da legislação e de outros pontos fundamentais e legais que giram em torno do tema, como isonomia cidadã e direitos humanos.