Qual tem sido, historicamente, o papel do ensino em C&T no Brasil? Qual é a função deste tipo de conhecimento na etapa básica de educação? É relevante falar sobre tecnologia no ambiente escolar ou recursos tecnológicos servem apenas como meio didático? Afinal, o que é tecnologia? E, por fim, como aproximar a educação tecnológica dos debates sobre as questões étnico-raciais? Baseado nestas reflexões, este ensaio tem como motivação refletir sobre a necessidade de pautarmos, na educação básica, um ensino sobre tecnologia que inclua a perspectiva étnico-racial. Nesse contexto, apresenta-se como objetivos: 1) mapear trabalhos que tratem da tecnologia enquanto temática de estudo e/ou de práticas escolares, no contexto da educação científica e tecnológica; e 2) identificar se há trabalhos que abordam a educação tecnológica dentro da perspectiva da educação para as relações étnico-raciais. Como recorte de pesquisa, utilizou-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) como campo de busca. A pesquisa realizada encontrou trabalhos que tratam da necessidade de pautar uma educação em/sobre tecnologia na educação básica, com rico referencial teórico e pluralidade de abordagens. Todavia, trabalhos que contemplem a temática étnico-racial em associação à educação tecnológica/em tecnologia ainda são raros. Compreende-se que incluir o debate étnico-racial dentro do contexto da educação tecnológica pode evidenciar novas possibilidades no que tange a compreensões sobre progresso, desenvolvimento e avanço social.