Os negros vivem uma história de marginalização diante da sociedade, ao qual lutam constantemente por seus direitos. Para que se possa reduzir esse processo contínuo de racismo e preconceito, é necessário trabalhar as questões étnicas raciais no meio educacional. E sabemos que o ensino da EJA atua com uma proposta de reduzir as desigualdades históricas existentes no ensino de Jovens e Adultos. Atualmente, existem práticas afirmativas no ensino das questões raciais nas demais modalidades de ensino, porém pouco se sabe sobre essa prática no ensino da EJA. Para isso é imprescindível que se faça uma análise referente à formação docente e a sua atuação com relação ao ensino da História e Cultura afro-brasileira e dos Africanos, bem como ocorre sua aplicabilidade. Diante de todo esse contexto e sabendo que as questões étnicas raciais, de acordo com a Lei 10.639/03, devem ser abordadas no âmbito educacional, surge, então, a pergunta: Como ocorrem as discussões étnicas racial no ensino da EJA de Jaguaribe? Diante desse questionamento esse trabalho procurou analisar como ocorrem as discussões étnico raciais no ambiente de ensino da EJA, em uma escola pública na cidade de Jaguaribe-CE. Para isso foi utilizada uma abordagem investigativa qualitativa através da triangulação entre documentos relacionados à educação como BNCC, LDB, documentos escolares como PPP, planos de aula e observações em turmas de EJA com os devidos registros. Levando-se a constatação da deficiência em discussões, debates relacionados à temática dentro do ambiente de ensino da EJA.