Artigo CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-83-0

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS QUESTÕES ÉTNICAS RACIAIS: COMO SE DÁ ESSA ABORDAGEM?

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2024-01-24 11:53:42" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105982
    "edicao_id" => 326
    "trabalho_id" => 6119
    "inscrito_id" => 3253
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS QUESTÕES ÉTNICAS RACIAIS: COMO SE DÁ ESSA ABORDAGEM?"
    "resumo" => "Os negros vivem uma história de marginalização diante da sociedade, ao qual lutam constantemente por seus direitos. Para que se possa reduzir esse processo contínuo de racismo e preconceito, é necessário trabalhar as questões étnicas raciais no meio educacional. E sabemos que o ensino da EJA atua com uma proposta de reduzir as desigualdades históricas existentes no ensino de Jovens e Adultos. Atualmente, existem práticas afirmativas no ensino das questões raciais nas demais modalidades de ensino, porém pouco se sabe sobre essa prática no ensino da EJA. Para isso é imprescindível que se faça uma análise referente à formação docente e a sua atuação com relação ao ensino da História e Cultura afro-brasileira e dos Africanos, bem como ocorre sua aplicabilidade. Diante de todo esse contexto e sabendo que as questões étnicas raciais, de acordo com a Lei 10.639/03, devem ser abordadas no âmbito educacional, surge, então, a pergunta: Como ocorrem as discussões étnicas racial no ensino da EJA de Jaguaribe? Diante desse questionamento esse trabalho procurou analisar como ocorrem as discussões étnico raciais no ambiente de ensino da EJA, em uma escola pública na cidade de Jaguaribe-CE. Para isso foi utilizada uma abordagem investigativa qualitativa através da triangulação entre documentos relacionados à educação como BNCC, LDB, documentos escolares como PPP, planos de aula e observações em turmas de EJA com os devidos registros. Levando-se a constatação da deficiência em discussões, debates relacionados à temática dentro do ambiente de ensino da EJA."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID3253_TB6119_10072023211810.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:48:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA CAROLINA GONDIM DA FONSECA JERÔNIMO"
    "autor_nome_curto" => "RITA Carolina"
    "autor_email" => "gondimritacarolina@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:53:42"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105982
    "edicao_id" => 326
    "trabalho_id" => 6119
    "inscrito_id" => 3253
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS QUESTÕES ÉTNICAS RACIAIS: COMO SE DÁ ESSA ABORDAGEM?"
    "resumo" => "Os negros vivem uma história de marginalização diante da sociedade, ao qual lutam constantemente por seus direitos. Para que se possa reduzir esse processo contínuo de racismo e preconceito, é necessário trabalhar as questões étnicas raciais no meio educacional. E sabemos que o ensino da EJA atua com uma proposta de reduzir as desigualdades históricas existentes no ensino de Jovens e Adultos. Atualmente, existem práticas afirmativas no ensino das questões raciais nas demais modalidades de ensino, porém pouco se sabe sobre essa prática no ensino da EJA. Para isso é imprescindível que se faça uma análise referente à formação docente e a sua atuação com relação ao ensino da História e Cultura afro-brasileira e dos Africanos, bem como ocorre sua aplicabilidade. Diante de todo esse contexto e sabendo que as questões étnicas raciais, de acordo com a Lei 10.639/03, devem ser abordadas no âmbito educacional, surge, então, a pergunta: Como ocorrem as discussões étnicas racial no ensino da EJA de Jaguaribe? Diante desse questionamento esse trabalho procurou analisar como ocorrem as discussões étnico raciais no ambiente de ensino da EJA, em uma escola pública na cidade de Jaguaribe-CE. Para isso foi utilizada uma abordagem investigativa qualitativa através da triangulação entre documentos relacionados à educação como BNCC, LDB, documentos escolares como PPP, planos de aula e observações em turmas de EJA com os devidos registros. Levando-se a constatação da deficiência em discussões, debates relacionados à temática dentro do ambiente de ensino da EJA."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID3253_TB6119_10072023211810.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:48:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA CAROLINA GONDIM DA FONSECA JERÔNIMO"
    "autor_nome_curto" => "RITA Carolina"
    "autor_email" => "gondimritacarolina@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:53:42"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 326
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06"
        "logo" => null
        "capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg"
        "timbrado" => "65b124766c192_24012024115342.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:53:42"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 326
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06"
        "logo" => null
        "capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg"
        "timbrado" => "65b124766c192_24012024115342.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:53:42"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 202
                "edicao_id" => 326
                "codigo" => "978-85-61702-83-0"
                "capa" => "660319263169c_26032024155118.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADAIL SEBASTI&Atilde;O RODRIGUES J&Uacute;NIOR (UFOP)<br />\r\n
                  ADILSON PEREIRA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES (UFOP)<br />\r\n
                  CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n
                  JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n
                  KASSANDRA MUNIZ (UFOP)<br />\r\n
                  KLEBER APARECIDO DA SILVA (UNB)<br />\r\n
                  MARCUS VIN&Iacute;CIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  MARGARETH MARIA DE MELO (UEPB)<br />\r\n
                  MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n
                  RUBENS ALVES FERREIRA (ELCMPL)<br />\r\n
                  SIDN&Eacute;A FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO &nbsp;(CPII)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151504-CONEDU---EDUCACAO-E-RELACOES-ETNICO-RACIAIS--VOL--.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:53:42"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 202
                "edicao_id" => 326
                "codigo" => "978-85-61702-83-0"
                "capa" => "660319263169c_26032024155118.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADAIL SEBASTI&Atilde;O RODRIGUES J&Uacute;NIOR (UFOP)<br />\r\n
                  ADILSON PEREIRA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES (UFOP)<br />\r\n
                  CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n
                  JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n
                  KASSANDRA MUNIZ (UFOP)<br />\r\n
                  KLEBER APARECIDO DA SILVA (UNB)<br />\r\n
                  MARCUS VIN&Iacute;CIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  MARGARETH MARIA DE MELO (UEPB)<br />\r\n
                  MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n
                  RUBENS ALVES FERREIRA (ELCMPL)<br />\r\n
                  SIDN&Eacute;A FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO &nbsp;(CPII)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151504-CONEDU---EDUCACAO-E-RELACOES-ETNICO-RACIAIS--VOL--.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:53:42"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Os negros vivem uma história de marginalização diante da sociedade, ao qual lutam constantemente por seus direitos. Para que se possa reduzir esse processo contínuo de racismo e preconceito, é necessário trabalhar as questões étnicas raciais no meio educacional. E sabemos que o ensino da EJA atua com uma proposta de reduzir as desigualdades históricas existentes no ensino de Jovens e Adultos. Atualmente, existem práticas afirmativas no ensino das questões raciais nas demais modalidades de ensino, porém pouco se sabe sobre essa prática no ensino da EJA. Para isso é imprescindível que se faça uma análise referente à formação docente e a sua atuação com relação ao ensino da História e Cultura afro-brasileira e dos Africanos, bem como ocorre sua aplicabilidade. Diante de todo esse contexto e sabendo que as questões étnicas raciais, de acordo com a Lei 10.639/03, devem ser abordadas no âmbito educacional, surge, então, a pergunta: Como ocorrem as discussões étnicas racial no ensino da EJA de Jaguaribe? Diante desse questionamento esse trabalho procurou analisar como ocorrem as discussões étnico raciais no ambiente de ensino da EJA, em uma escola pública na cidade de Jaguaribe-CE. Para isso foi utilizada uma abordagem investigativa qualitativa através da triangulação entre documentos relacionados à educação como BNCC, LDB, documentos escolares como PPP, planos de aula e observações em turmas de EJA com os devidos registros. Levando-se a constatação da deficiência em discussões, debates relacionados à temática dentro do ambiente de ensino da EJA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.