Este trabalho apresenta uma leitura da escrita feminina em textos voltados para questões étnico-raciais. A partir da análise o poema épico A lágrima de um caeté (1849) da escritora Nísia Floresta, objetiva-se verificar quais os aspectos de suas ideias marcadas pelas questões étnico-culturais em torno do povo indígena, propagadas no século XIX, se fazem presentes no nosso país até hoje. Para tanto, buscamos identificar como, através da dimensão discursiva a representação identitária contribui para o entendimento de temas em campos representativos em torno de questões relacionadas ao povo indígena e aos direitos humanos. De natureza analítico-interpretativa, traz em sua metodologia a análise da construção discursiva do poema épico nisiano, com foco para as atribuições sociais de suas ideias entrelaçadas a questões afirmativas face às adversidades da realidade brasileira. Destacam-se como fundamentação teórica os estudos de Guimarães (1999), Duarte (1995, 2014), Bosi (1992), Hall (2006), Candido (1995, 2002), entre outros. Ao discutir questões sob a via do resgate histórico, esta pesquisa contribuirá para que identifiquemos a memória literária de forma contextualizada, possibilitando constituir-se em material a ser inserido em uma ação educativa, à luz do que preconiza a lei 11.639/08, voltada para a inserção do histórico cultural étnico-racial indígena no contexto de ensino, com abertura para uma educação intercultural.