Artigo CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-83-0

O USO DAS ESCREVIVÊNCIAS DE MULHERES NEGRAS COMO FERRAMENTA PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

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          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
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          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
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          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
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                  RUBENS ALVES FERREIRA (ELCMPL)<br />\r\n
                  SIDN&Eacute;A FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO &nbsp;(CPII)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n
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                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
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                  ADAIL SEBASTI&Atilde;O RODRIGUES J&Uacute;NIOR (UFOP)<br />\r\n
                  ADILSON PEREIRA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES (UFOP)<br />\r\n
                  CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n
                  JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n
                  KASSANDRA MUNIZ (UFOP)<br />\r\n
                  KLEBER APARECIDO DA SILVA (UNB)<br />\r\n
                  MARCUS VIN&Iacute;CIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  MARGARETH MARIA DE MELO (UEPB)<br />\r\n
                  MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n
                  RUBENS ALVES FERREIRA (ELCMPL)<br />\r\n
                  SIDN&Eacute;A FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO &nbsp;(CPII)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n
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Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Para que a luta antirracista tenha êxito é necessário que sejam constituídas práticas pedagógicas com o objetivo de desenvolver a consciência da ancestralidade negra nos/as discentes. Sendo assim, o presente texto objetiva refletir sobre o uso das escrevivências presentes nas histórias de vida de mulheres negras como instrumento para uma educação antirracista. Para tanto, o processo de investigação utilizado para a elaboração dessa pesquisa parte do paradigma qualitativo, com isso as relações humanas são analisadas para além do aspecto estritamente natural (SEVERINO, 2007), pois se prima pelas subjetividades, o que pode ser realizado através dos estudos (auto) biográficos. Nesse sentido, busca-se nas vivências da colaboradora da pesquisa que será mencionada como “Dona Morena”, meios para a elaboração dessa sistematização científica. Ademais esse estudo está pautado nas histórias de vida, na perspectiva de Marconi e Lakatos (2011) este método consiste em uma narração das experiências empíricas de uma pessoa, onde são revelados padrões culturais, percepções de mundo e das coisas. Destarte, as escrevivências são um meio de perseguir a vida e as memórias e escrevê-las (EVARISTO, 2022). As narrativas de mulheres negras são constantemente atravessadas pela dor do racismo, machismo e outras formas de opressão advindas do sistema capitalista, o que nos leva a uma análise interseccional dessa problemática. Outrossim, a Lei 10639/2003 ínsita que as práticas educacionais precisam estar em consonância com a luta antirracista. Desta maneira, propõe-se nesse texto que os sujeitos aprendentes sejam guiados em processos de pesquisa da história de vida de suas ancestrais negras, levando, assim, a uma reflexão das violências deixadas pelo racismo em suas histórias de vida. Portanto, as escrevivências de Dona Morena carregam consigo processos de opressão-emancipação contidos na sua trajetória de superação da condição de escravizada e das demais alforrias que precisou conquistar ao longo da vida.

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