Artigo CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-83-0

FORMAÇÃO E FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE CULTURAL DO ZAMBIAPUNGA À LUZ DA ETNOMODELAGEM

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          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
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          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
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          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
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          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
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                  MARGARETH MARIA DE MELO (UEPB)<br />\r\n
                  MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n
                  RUBENS ALVES FERREIRA (ELCMPL)<br />\r\n
                  SIDN&Eacute;A FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO &nbsp;(CPII)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n
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                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
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                  ADAIL SEBASTI&Atilde;O RODRIGUES J&Uacute;NIOR (UFOP)<br />\r\n
                  ADILSON PEREIRA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES (UFOP)<br />\r\n
                  CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n
                  JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n
                  KASSANDRA MUNIZ (UFOP)<br />\r\n
                  KLEBER APARECIDO DA SILVA (UNB)<br />\r\n
                  MARCUS VIN&Iacute;CIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  MARGARETH MARIA DE MELO (UEPB)<br />\r\n
                  MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n
                  RUBENS ALVES FERREIRA (ELCMPL)<br />\r\n
                  SIDN&Eacute;A FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO &nbsp;(CPII)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n
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Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

As constantes inserções na legislação brasileira referente as relações étnico-raciais, requerem no currículo escolar transformações. Sobretudo, que inclua no escopo didático-pedagógico outras epistemologias, e não somente as hegemônicas. Considerando, assim, a pluralidade de saberes constituída na identidade histórica, cultural, social e política de sujeitos que foram invisibilizados pelo sistema educacional e, ainda, persistem em manter-se operante na sociedade contemporânea. As leis 10.639/2003 e 11.645/2008, por exemplo, perspectivam uma ruptura com esse projeto político erguido com interesses de ocultação de sujeitos, territórios e saberes ao longo da história por meio da colonialidade. Ir de encontro a isso, por meio de um currículo referenciado culturalmente, sob à luz da Etnomodelagem, é o que se propõe realizar neste artigo. Baseado nisso, o objetivo deste trabalho é apresentar discussões sobre a possibilidade de formação e fortalecimento da identidade cultural de um povo, território, à luz das relações dialógicas que fundamentam a Etnomodelagem, a partir da manifestação cultural do Zambiapunga, localizado na região do Baixo Sul da Bahia. Utiliza-se o Zambiapunga como artefato catalizador para a construção de uma educação decolonial e emancipadora, por se tratar de um grupo instituído no território supramencionado há cerca de 200 anos por africanos de origem bantu. Para tanto, utiliza-se como referencial teórico a articulação entre estudos decoloniais, com foco nos conceitos de colonialidade do poder, do saber e do ser; o campo do currículo; e a Etnomodelagem. Optou-se pelo método qualitativo e pelo estudo de caso, como tipo de pesquisa. Os saberes circunscritos na prática do Zambiapunga, à luz das relações dialógicas da Etnomodelagem, podem contribuir na formação identitária dos sujeitos que estão inseridos no território do baixo Sul, bem como pode ser instrumento pedagógico para professores que ensinam Matemática em relação ao conceito de cultura, Educação Matemática e identidade cultural, compreendendo como articular vivências sociais no ensino.

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