Artigo CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-83-0

DIÁLOGOS SOBRE A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE MULHERES NEGRAS NO CONTEXTO BRASILEIRO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2024-01-24 11:53:42" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105997
    "edicao_id" => 326
    "trabalho_id" => 8386
    "inscrito_id" => 17753
    "titulo" => "DIÁLOGOS SOBRE A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE MULHERES NEGRAS NO CONTEXTO BRASILEIRO"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo estabelecer diálogos e compreensões sobre a formação identitária de mulheres negras inseridas na realidade brasileira. Partindo de minhas próprias memórias, problematizo desafios acerca da formação da identidade da mulher negra brasileira diante da realidade de inserção num contexto social racista, em que o imaginário social está fortemente vinculado, ao ainda difuso, mito da democracia racial. Para tal, tenciono reflexões acerca do apagamento da História e cultura afro-brasileira, colocando em evidência a romantização da colonização, junto à problemática impelida pelo acesso e conhecimento restrito a uma História unilateral e eurocentrada, que insiste em colocar o colonizador como herói. No artigo assentam-se ainda problematizações sobre a importância do letramento racial para pessoas negras e não negras, articulando também reflexões sobre como a falta de conhecimento histórico-crítico, afeta as relações étnico-raciais cotidianas e consequentemente a formação identitária de mulheres negras. Para realizar a construção do presente estudo, recorri a episteme disposta por intelectuais como Kabengele Munaga (2005); Avta Brah (2006); Winnie Bueno (2020); Gislene Aparecida dos Santos (2002), Neusa Santos Souza (2021) entre outros. Assim, foi possível concluir que a formação identitária de mulheres negras no contexto brasileiro é uma formação fragmentada, com desafios e contornos próprios, que exige uma contínua de (des)construção de saberes."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID17753_TB8386_15082023203626.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:48:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LOUISE CARLA SIQUEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Louise Siqueira"
    "autor_email" => "louise_carla@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:53:42"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105997
    "edicao_id" => 326
    "trabalho_id" => 8386
    "inscrito_id" => 17753
    "titulo" => "DIÁLOGOS SOBRE A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DE MULHERES NEGRAS NO CONTEXTO BRASILEIRO"
    "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo estabelecer diálogos e compreensões sobre a formação identitária de mulheres negras inseridas na realidade brasileira. Partindo de minhas próprias memórias, problematizo desafios acerca da formação da identidade da mulher negra brasileira diante da realidade de inserção num contexto social racista, em que o imaginário social está fortemente vinculado, ao ainda difuso, mito da democracia racial. Para tal, tenciono reflexões acerca do apagamento da História e cultura afro-brasileira, colocando em evidência a romantização da colonização, junto à problemática impelida pelo acesso e conhecimento restrito a uma História unilateral e eurocentrada, que insiste em colocar o colonizador como herói. No artigo assentam-se ainda problematizações sobre a importância do letramento racial para pessoas negras e não negras, articulando também reflexões sobre como a falta de conhecimento histórico-crítico, afeta as relações étnico-raciais cotidianas e consequentemente a formação identitária de mulheres negras. Para realizar a construção do presente estudo, recorri a episteme disposta por intelectuais como Kabengele Munaga (2005); Avta Brah (2006); Winnie Bueno (2020); Gislene Aparecida dos Santos (2002), Neusa Santos Souza (2021) entre outros. Assim, foi possível concluir que a formação identitária de mulheres negras no contexto brasileiro é uma formação fragmentada, com desafios e contornos próprios, que exige uma contínua de (des)construção de saberes."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID17753_TB8386_15082023203626.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:48:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LOUISE CARLA SIQUEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Louise Siqueira"
    "autor_email" => "louise_carla@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:53:42"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 326
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06"
        "logo" => null
        "capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg"
        "timbrado" => "65b124766c192_24012024115342.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:53:42"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 326
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---educacao-e-relacoes-etnico-raciais-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT06"
        "logo" => null
        "capa" => "660319262ea13_26032024155118.jpg"
        "timbrado" => "65b124766c192_24012024115342.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:53:42"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 202
                "edicao_id" => 326
                "codigo" => "978-85-61702-83-0"
                "capa" => "660319263169c_26032024155118.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADAIL SEBASTI&Atilde;O RODRIGUES J&Uacute;NIOR (UFOP)<br />\r\n
                  ADILSON PEREIRA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES (UFOP)<br />\r\n
                  CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n
                  JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n
                  KASSANDRA MUNIZ (UFOP)<br />\r\n
                  KLEBER APARECIDO DA SILVA (UNB)<br />\r\n
                  MARCUS VIN&Iacute;CIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  MARGARETH MARIA DE MELO (UEPB)<br />\r\n
                  MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n
                  RUBENS ALVES FERREIRA (ELCMPL)<br />\r\n
                  SIDN&Eacute;A FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO &nbsp;(CPII)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151504-CONEDU---EDUCACAO-E-RELACOES-ETNICO-RACIAIS--VOL--.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:53:42"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 202
                "edicao_id" => 326
                "codigo" => "978-85-61702-83-0"
                "capa" => "660319263169c_26032024155118.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ADAIL SEBASTI&Atilde;O RODRIGUES J&Uacute;NIOR (UFOP)<br />\r\n
                  ADILSON PEREIRA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES (UFOP)<br />\r\n
                  CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n
                  JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n
                  KASSANDRA MUNIZ (UFOP)<br />\r\n
                  KLEBER APARECIDO DA SILVA (UNB)<br />\r\n
                  MARCUS VIN&Iacute;CIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  MARGARETH MARIA DE MELO (UEPB)<br />\r\n
                  MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n
                  RUBENS ALVES FERREIRA (ELCMPL)<br />\r\n
                  SIDN&Eacute;A FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO &nbsp;(CPII)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024151504-CONEDU---EDUCACAO-E-RELACOES-ETNICO-RACIAIS--VOL--.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:53:42"
                "updated_at" => "2024-03-26 15:51:18"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O presente artigo tem por objetivo estabelecer diálogos e compreensões sobre a formação identitária de mulheres negras inseridas na realidade brasileira. Partindo de minhas próprias memórias, problematizo desafios acerca da formação da identidade da mulher negra brasileira diante da realidade de inserção num contexto social racista, em que o imaginário social está fortemente vinculado, ao ainda difuso, mito da democracia racial. Para tal, tenciono reflexões acerca do apagamento da História e cultura afro-brasileira, colocando em evidência a romantização da colonização, junto à problemática impelida pelo acesso e conhecimento restrito a uma História unilateral e eurocentrada, que insiste em colocar o colonizador como herói. No artigo assentam-se ainda problematizações sobre a importância do letramento racial para pessoas negras e não negras, articulando também reflexões sobre como a falta de conhecimento histórico-crítico, afeta as relações étnico-raciais cotidianas e consequentemente a formação identitária de mulheres negras. Para realizar a construção do presente estudo, recorri a episteme disposta por intelectuais como Kabengele Munaga (2005); Avta Brah (2006); Winnie Bueno (2020); Gislene Aparecida dos Santos (2002), Neusa Santos Souza (2021) entre outros. Assim, foi possível concluir que a formação identitária de mulheres negras no contexto brasileiro é uma formação fragmentada, com desafios e contornos próprios, que exige uma contínua de (des)construção de saberes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.