Neste estudo, mergulhamos na jornada kemética, guiados pela ética da serenidade e pela balança de Maat , usando-a como metáfora para investigar a produção acadêmica brasileira sobre Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) nos Livros Didáticos (LD) de Ciências Naturais no Ensino Fundamental (EF) . Exploramos artigos científicos, dissertações e teses de 2009 a 2023 em bases nacionais, atualizando uma pesquisa de mestrado realizada em 2021 no POSIH da Unilab - CE. Nosso objetivo foi traçar um perfil dessa produção, analisando quando, onde, por quem e como essas pesquisas foram conduzidas. Inicialmente, identificamos 535 estudos de fontes como SciELO, BDTD, Catálogo de Teses da CAPES, GT 21 - ERER da ANPED, atas do ENPEC e Google Acadêmico. Após minuciosa análise de títulos, resumos, textos e palavras-chave, utilizando critérios de seleção, restaram apenas 9 trabalhos. Esses resultados ressaltam a carência de produções acadêmicas que abordem as Relações Étnico-Raciais nos Livros Didáticos de Ciências do Ensino Fundamental II.