Artigo CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-85-4

INTERVENÇÕES VOLTADAS PARA PESSOAS IDOSAS : RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO CRAS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2024-01-24 11:58:53" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105949
    "edicao_id" => 327
    "trabalho_id" => 3509
    "inscrito_id" => 13436
    "titulo" => "INTERVENÇÕES VOLTADAS PARA PESSOAS IDOSAS : RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO CRAS"
    "resumo" => "O presente estudo traz relatos de práticas interventivas voltadas para pessoa idosa tendo como espaço de reflexão o Centro de Referência de Assistência Social -CRAS com foco no grupo de idosas(os); trata-se de um estudo qualitativo. Primeiramente buscou-se situar o funcionamento da proteção social básica, só então, partiu-se para a reflexão acerca da inserção da(o) psicóloga(a) no CRAS e sobre as práticas interventivas realizadas com vista a oportunizar a participação ativa das idosas e trocas de vivências que favorecem o desenvolvimento nesta etapa da vida. Esse estudo fornece dois exemplos de intervenções: Festividade e Ensaio fotográfico que visam contribuir para prática voltada para as reais demandas das idosas, sendo pautadas no protagonismo das usuárias e no estímulo à reflexão crítica e aprendizado continuado. Sabe-se que a velhice é uma etapa permeada de preconceitos e por vezes reduzidas a limitações, porém é possível ampliar esse olhar e apresentar possibilidades de enfrentamento dessas visões limitantes. A prática revela que há carência de suportes direcionados ao fazer da(o) psicóloga (o). Assim é necessário redescobrir novas formas de atuação com foco na velhice, sendo urgente que os profissionais se apropriem dessas situações para que possam desenvolver uma psicologia pautada no compromisso ético, contribuindo para a melhoria contínua das ações no CRAS, promovendo intervenções que façam sentido para as pessoas idosas participantes desses serviços, estimulando o protagonismo e contribuindo para reafirmar o lugar das pessoas idosas como sujeitos capazes de aprender e implementar mudanças ao longo da vida."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID13436_TB3509_01112023112918.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:46:05"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "revieiranata@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:58:53"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105949
    "edicao_id" => 327
    "trabalho_id" => 3509
    "inscrito_id" => 13436
    "titulo" => "INTERVENÇÕES VOLTADAS PARA PESSOAS IDOSAS : RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO CRAS"
    "resumo" => "O presente estudo traz relatos de práticas interventivas voltadas para pessoa idosa tendo como espaço de reflexão o Centro de Referência de Assistência Social -CRAS com foco no grupo de idosas(os); trata-se de um estudo qualitativo. Primeiramente buscou-se situar o funcionamento da proteção social básica, só então, partiu-se para a reflexão acerca da inserção da(o) psicóloga(a) no CRAS e sobre as práticas interventivas realizadas com vista a oportunizar a participação ativa das idosas e trocas de vivências que favorecem o desenvolvimento nesta etapa da vida. Esse estudo fornece dois exemplos de intervenções: Festividade e Ensaio fotográfico que visam contribuir para prática voltada para as reais demandas das idosas, sendo pautadas no protagonismo das usuárias e no estímulo à reflexão crítica e aprendizado continuado. Sabe-se que a velhice é uma etapa permeada de preconceitos e por vezes reduzidas a limitações, porém é possível ampliar esse olhar e apresentar possibilidades de enfrentamento dessas visões limitantes. A prática revela que há carência de suportes direcionados ao fazer da(o) psicóloga (o). Assim é necessário redescobrir novas formas de atuação com foco na velhice, sendo urgente que os profissionais se apropriem dessas situações para que possam desenvolver uma psicologia pautada no compromisso ético, contribuindo para a melhoria contínua das ações no CRAS, promovendo intervenções que façam sentido para as pessoas idosas participantes desses serviços, estimulando o protagonismo e contribuindo para reafirmar o lugar das pessoas idosas como sujeitos capazes de aprender e implementar mudanças ao longo da vida."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID13436_TB3509_01112023112918.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:46:05"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "revieiranata@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 11:58:53"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 327
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07"
        "logo" => null
        "capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg"
        "timbrado" => "65b125ad9dab8_24012024115853.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:58:53"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:52:20"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 327
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT07"
        "logo" => null
        "capa" => "6603196479718_26032024155220.jpg"
        "timbrado" => "65b125ad9dab8_24012024115853.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 11:58:53"
        "updated_at" => "2024-03-26 15:52:20"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 203
                "edicao_id" => 327
                "codigo" => "978-85-61702-85-4"
                "capa" => "660319647c009_26032024155220.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  CLARA MAYARA DE ALMEIDA VASCONCELOS&nbsp; (UPE)<br />\r\n
                  DENISE APARECIDA DE PAULO RIBEIRO LEPPOS&nbsp; (SMESC)<br />\r\n
                  DI&Ecirc;GO DE LIMA SANTOS SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  EM&Iacute;DIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  EVERSON VAGNER DE LUCENA SANTOS&nbsp;(UNIFIP- UNIESP)<br />\r\n
                  ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  J&Oacute;NATA FERREIRA DE MOURA (UFMA)<br />\r\n
                  KENIA ALMEIDA NUNES (IFBA)<br />\r\n
                  RAFAEL FRANCISCO BRAZ (UFRN)<br />\r\n
                  ROBSON LIMA DE ARRUDA (UFPB)<br />\r\n
                  ROSYENE CONCEI&Ccedil;&Atilde;O SOARES CUTRIM (UFMA)<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO (UEPB)<br />\r\n
                  SIMONE DOS SANTOS ALVES FERREIRA (UEPB)<br />\r\n
                  SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA (UFMA)<br />\r\n
                  WILLIAM ROSLINDO PARANHOS (UERJ)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024144204-CONEDU---GENERO--SEXUALIDADE-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:58:53"
                "updated_at" => "2024-04-22 14:42:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 203
                "edicao_id" => 327
                "codigo" => "978-85-61702-85-4"
                "capa" => "660319647c009_26032024155220.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  CLARA MAYARA DE ALMEIDA VASCONCELOS&nbsp; (UPE)<br />\r\n
                  DENISE APARECIDA DE PAULO RIBEIRO LEPPOS&nbsp; (SMESC)<br />\r\n
                  DI&Ecirc;GO DE LIMA SANTOS SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  EM&Iacute;DIO FERREIRA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  EVERSON VAGNER DE LUCENA SANTOS&nbsp;(UNIFIP- UNIESP)<br />\r\n
                  ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  J&Oacute;NATA FERREIRA DE MOURA (UFMA)<br />\r\n
                  KENIA ALMEIDA NUNES (IFBA)<br />\r\n
                  RAFAEL FRANCISCO BRAZ (UFRN)<br />\r\n
                  ROBSON LIMA DE ARRUDA (UFPB)<br />\r\n
                  ROSYENE CONCEI&Ccedil;&Atilde;O SOARES CUTRIM (UFMA)<br />\r\n
                  SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO (UEPB)<br />\r\n
                  SIMONE DOS SANTOS ALVES FERREIRA (UEPB)<br />\r\n
                  SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA (UFMA)<br />\r\n
                  WILLIAM ROSLINDO PARANHOS (UERJ)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "22042024144204-CONEDU---GENERO--SEXUALIDADE-E-EDUCACAO--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 11:58:53"
                "updated_at" => "2024-04-22 14:42:04"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O presente estudo traz relatos de práticas interventivas voltadas para pessoa idosa tendo como espaço de reflexão o Centro de Referência de Assistência Social -CRAS com foco no grupo de idosas(os); trata-se de um estudo qualitativo. Primeiramente buscou-se situar o funcionamento da proteção social básica, só então, partiu-se para a reflexão acerca da inserção da(o) psicóloga(a) no CRAS e sobre as práticas interventivas realizadas com vista a oportunizar a participação ativa das idosas e trocas de vivências que favorecem o desenvolvimento nesta etapa da vida. Esse estudo fornece dois exemplos de intervenções: Festividade e Ensaio fotográfico que visam contribuir para prática voltada para as reais demandas das idosas, sendo pautadas no protagonismo das usuárias e no estímulo à reflexão crítica e aprendizado continuado. Sabe-se que a velhice é uma etapa permeada de preconceitos e por vezes reduzidas a limitações, porém é possível ampliar esse olhar e apresentar possibilidades de enfrentamento dessas visões limitantes. A prática revela que há carência de suportes direcionados ao fazer da(o) psicóloga (o). Assim é necessário redescobrir novas formas de atuação com foco na velhice, sendo urgente que os profissionais se apropriem dessas situações para que possam desenvolver uma psicologia pautada no compromisso ético, contribuindo para a melhoria contínua das ações no CRAS, promovendo intervenções que façam sentido para as pessoas idosas participantes desses serviços, estimulando o protagonismo e contribuindo para reafirmar o lugar das pessoas idosas como sujeitos capazes de aprender e implementar mudanças ao longo da vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.