Este texto compartilha alguns resultados da pesquisa “A escuta dos bebês e das crianças pequenas na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo” cujo objetivo foi investigar a construção, ao longo do tempo, do processo de escuta dos bebês e crianças pequenas na referida Unidade. O projeto justificou-se pela necessidade de valorizar as práticas educativas com bebês e crianças pequenas, rompendo com a ausência desse grupo social nas pesquisas. Considerando que a escuta das crianças é um dos princípios que orienta a prática pedagógica na instituição procuramos ouvir, tendo como referencial metodológico a investigação da experiência educativa, profissionais que atuaram na Unidade em diferentes épocas, traçando assim, um panorama de como o processo de escuta das crianças foi se constituindo e configurando-se elemento fundamental da prática educativa, em especial no que se trata da presença de bebês e crianças pequenas. Os resultados da pesquisa apontam para a instituição como o local em que as profissionais aprenderam a trabalhar a partir da escuta das crianças, contribuindo para uma mudança na concepção sobre o exercício da docência na Educação Infantil. Configura-se ao longo dos anos e na atualidade, em especial a partir do reconhecimento da Unidade como Colégio de Aplicação, o desafio de qualificar os processos formativos de modo que todas as pessoas envolvidas na prática educativa com as crianças, além dos professores consigam compreender e organizar o trabalho pedagógico a partir da escuta das crianças.