Resumo Na Educação Infantil a criança terá os primeiros contatos com o ensino, sendo nessa etapa da educação que terão a possibilidade de adquirir novos conhecimentos. Em creches e pré-escolas o ensino de Ciências Naturais deve ir além do perceptível, do imaginável. É ouvir e dar voz às crianças diante dos fenômenos do mundo e levar esse deslumbramento para a sala de aula. Este trabalho teve como objetivo refletir sobre o ensino de ciências na Educação Infantil, observando o cotidiano das crianças da Creche. Utilizamos a abordagem dialética, observacional descritiva, exploratória e qualitativa, concentrando-se em três categorias de análise centradas em objetivos: as contribuições educativas com a implantação da horta como estratégia do ensino de Ciências, respeitando os direitos de aprendizagem garantidos na Base Nacional Comum Curricular; a intencionalidade educativa por intermédio das estratégias de ensino como a Aula-Passeio e sequência didática; e a contribuição do ensino de Ciências para o desenvolvimento dos direitos de aprendizagem. A observação foi realizada em duas turmas com crianças de três a quatro anos de idade do Centro de Convivência Casinha do Sol. E como resultado final é a descrição e análise relacionada à prática pedagógica em torno da observação do trabalho desenvolvido com a implantação da horta, a aplicabilidade da sequência didática da aula-passeio e as contribuições para o aprendizado das crianças de forma plena, colaborando com a construção de suas identidades e de sua noção de respeito para com o mundo. Destaca-se, também, o papel do pesquisador enquanto mediador comprometido com os direitos de aprendizagem das crianças. No qual construiu-se, como produto educacional, um artigo científico com a finalidade de divulgar o ensino de Ciências na Educação Infantil.