O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é apresentado pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) como sendo um transtorno do neurodesenvolvimento em que a pessoa apresenta, em algum nível, uma dificuldade expressiva na interação social, associada ao déficit na comunicação verbal e não verbal, assim como ocorrências clínicas relacionadas a padrões restritos e repetitivos de comportamentos estereotipados, inflexíveis, direcionados a interesses, atividades e ações específicas e rotineiras. A inclusão efetiva é um processo que envolve várias variáveis e para promover a inclusão do aluno com TEA na sala de aula regular, o professor precisa conhecer as condições comportamentais, sensoriais e outras características associadas à neurodiversidade que um aluno atípico pode apresentar. Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa, realizada através de uma pesquisa bibliográfica, com objetivo de analisar a formação inicial e a formação continuada dos docentes que lecionam na Educação Infantil sobre o TEA e práticas pedagógicas inclusivas. Reafirmamos a importância da apropriação do TEA e de práticas pedagógicas por parte dos educadores para beneficiar o processo de ensino e aprendizagem significativa do aluno autista e para suscitar uma inclusão do aluno com TEA de forma essencial na sala de aula regular, na perspectiva da educação inclusiva.