O referente artigo irá nós proporcionar um conhecimento das diversidades familiares encontradas nos alunos da Sala de Recurso Multifuncional que desenvolvem os Atendimento Educacional Especializado - AEE do município de Pedro Régis-PB. Assim teremos como objetivo geral, conhecer a diversidade familiares e seus desafios enfrentados pelos professores para incluir a família na escola junto ao seu filho com deficiência. Como objetivos específicos: respeitar a individualidade de cada criança; buscar a confiança da família para o desenvolvimento do trabalho individual; ser empático diante as diversidades familiares. Assim, deixaremos esclarecido em forma de tabela como se apresenta os tipos de família na realidade escolar, se os filhos são educados pelos pais, mães, avós, babás, com irmãos, como também pelos apoios dos dois pai e mãe? Esses esclarecimentos são questões desafiadora para os professores e escola em seu desenvolvimento educacional, e assim deixaremos registrados quais as estratégias de trabalho para li dar com essa diversidade familiar, como também apresentaremos a diversidade de deficiência atendidas. A metodologia será desenvolvida a partir de um relato de experiencia da professora do AEE que é a própria autora do texto, no qual será desenvolvido com apoio bibliográfico de algum autores como Carvalho(2016), Imbernon (2016) e Honora ( 2014).