RESUMO O presente estudo objetivou analisar os conhecimentos dos professores em relação às temáticas que abrangem a educação para a diversidade, bem como investigar sua percepção sobre a importância de abordar tais temáticas, levando em consideração a diversidade presente na sociedade e na escola. E como objetivos específicos foram definidos os seguintes: avaliar a percepção dos professores em relação à sua preparação para trabalhar pedagogicamente em situações que envolvam diversidade, onsiderando aspectos emocionais, pedagógicos e de formação ofissional; investigar os documentos, leis ou materiais que os professores conhecem utilizam como referência para discutir e abordar a diversidade na escola; nalisar a importância atribuída pelos professores à discussão e bordagem da diversidade na escola, destacando os benefícios para a formação dos lunos e para a construção de uma sociedade mais inclusiva e analisar o poio institucional e as políticas educacionais existentes para promover a ducação para a diversidade nas escolas. Ao que tange a metodologia este estudo tem como base a pesquisa bibliográfica e de campo, sendo escritiva quanto aos objetivos e com abordagem alicerçada na pesquisa qualitativa quanto à análise dos dados. O método utilizado para a coleta e dados foi a utilização de um questionário a 35 professores dos anos finais o Ensino Fundamental e Ensino Médio nos municípios de São Bernardo, Santa Quitéria e Santana – MA. Diante disso, verifica-se que muitos rofessores não possuem um conhecimento aprofundado sobre a diversidade na escola, o que se reflete em sua dificuldade em abordar o tema de forma mais profunda e significativa. Além disso, verifica-se que a escola não tem desenvolvido ações ou projetos educativos que ultrapassem a abordagem superficial das datas já consagradas no calendário escolar.