Esta pesquisa circunda a temática do idoso e a Universidade Aberta para a Terceira idade (UNATI). Para tanto, tem como objetivo compreender o papel da Unati enquanto política capaz de fomentar espaços, com vistas à valorização do idoso enquanto ser humano social e individual com plenas condições de participação, interação, socialização e aprendizagem. Delineou-se pela problemática com a intenção de discutir as percepções sobre a velhice, sobre o aprender e sobre a Universidade Aberta para a Terceira Idade da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de Paranaguá. Os fundamentos teóricos buscaram refletir sobre as Universidades Abertas para a Terceira Idade. A metodologia expressa uma pesquisa organizada na etapa bibliográfica e etapa de campo. Trata-se de um estudo exploratório buscando junto aos idosos sua percepção acerca da temática que, por sua vez, expressa as representações sociais que implica conhecimentos e saberes comum, num dado espaço-tempo histórico, por isso, configurou-se também num estudo descritivo. Os resultados indicam que os idosos percebem a Unati como um importante espaço, uma política que os permite participar, interagir, aprender, vivenciar, partilhar, conviver e entender as demandas que se apresentam à própria velhice. Anseiam pela garantia de mais direitos sociais e ratificam que estar na Unati é também a possibilidade de disseminar novos conhecimentos sobre a velhice.