Este artigo aborda uma reflexão da diversidade do movimento FETAPE na inclusão do planejamento reverso da pedagogia da alternância na educação do/no campo de Jovens e Adultos (EJA) nas comunidades de Cutias e Poço do Pau no município de Passira-PE. O método adotado para atingir o objetivo deste artigo foi desenvolvido por meio de uma abordagem bibliografica, tendo como instrumentos para coleta de dados a revisão de literatura com os seguintes autores Gimonet, Nosella, Caldart e Freire, que abordam as especificidades da educação do campo, possibilitando aos leitores o entendimento do planejamento reverso na Pedagogia da Alternância por um estudo de caso no método prático da educação do/no campo. Neste contexto a Educação de Jovens e adultos, no qual se concretiza de diferentes formas diante da realidade dos discentes, cujo acontece nas experiências, limitando-se com as concepções teóricas diante da prática, mostrando seu trabalho de forma produtiva e humanista, possibilitando um caminho para viabilizar a relação entre a proposta do planejamento reverso do professor diante da realidade dos discentes entre o trabalho produtivo que temos na comunidade com uma parceria da educação escolar nos métodos utilizados na prática do campo, avaliando o processo de construção do novo significado buscando novas informações identificando as questões elaboradas nas metas de aprendizagem. Definindo os conteúdos relevantes dos eixos temáticos dos resultados desejados da educação do/no campo da EJA Educação de Jovens e Adultos.