Este trabalho é um relato de experiência das atividades do Projeto de Extensão “Telecuidado na Pandemia da Covid-19: bem-estar pessoal do cuidador e da pessoa idosa no município de Floriano-PI”, vinculado ao Curso de Enfermagem da UFPI, tendo como objetivo cuidar do bem-estar pessoal do cuidador e da pessoa idosa durante as ações de enfrentamento à Covid-19. Para Bezerra (et al, 2020) e Dourado (2020) é imprescindível um olhar empático para a população idosa diante da pandemia [...] para as ações de prevenção e promoção do bem-estar desse público durante a pandemia da covid-19 como uma reflexão necessária que deve ser pensada por familiares e profissionais de saúde. As atividades foram desenvolvidas em cinco Estações de Promoção da Saúde da Pessoa Idosa e Cuidador: Apoio Espiritual, Biblioterapia, Jogo Terapêutico, Educação em Saúde e Musicoterapia. Aqui, discorremos especificamente sobre as ações da Estação Biblioterapia que fez uso da leitura como ferramenta terapêutica para proporcionar uma melhoria na qualidade de vida das pessoas idosas através de leitura de poemas/poesias, contos/crônicas e histórias de vida intensificar a expressão de sentimentos, resolução de problemas, enfrentamentos ou insights. A metodologia se deu através de reuniões/encontros remotos com a equipe, por meio do serviço de comunicação online, realizados mensalmente às terças-feiras às 15h com duração de 30 minutos pela plataforma Google Meet, com os idosos, cuidadores, discentes e coordenadores do projeto e, semanalmente via Aplicativo Whatsapp pelo Grupo Meu Bem-Estar na COVID-19. Essa experiência mostrou como o uso terapêutico da leitura pode estimular insights e levar o idoso a adquirir novas visões de si mesmo, instigar o exercício da memória de lembranças importantes, bem como, a comunicação honesta entre si ou com o grupo, sobre os seus sentimentos, valores ou ações apresentando com desfecho um processo harmônico e equilibrado de crescimento e desenvolvimento pessoal.