O presente capítulo objetiva contribuir para a formação continuada de professores de línguas através da discussão de questões relacionadas ao ensino de Línguas para Fins Específicos (LinFE) e do compartilhamento de experiências práticas no ensino de inglês através da abordagem LinFE. Partindo dos textos seminais da área e de autores contemporâneos tais como: Hutchinson &Waters, 1987; Dudley-Evans & Saint John, 1998; Robinson, 1991; Paltridge & Starfield, 2013; Celani, 2009; Valente, 2021 e Ribeiro, 2022, o capítulo discutirá como a abordagem LinFE pode tornar o ensino de inglês e de outras línguas mais eficaz e motivador. É notável que a contemporaneidade tem apresentado novas demandas aos professores de línguas. Profissionais de variadas áreas cada vez mais buscam conhecimentos específicos de línguas para os mais diversos fins, a depender do ramo de atuação ou dos interesses de cada um. Nesse contexto, os cursos oferecidos pelas tradicionais escolas de idiomas, cada vez mais vem dividindo espaço com a demanda por cursos mais específicos e personalizados que visam atender aos alunos que estão em busca de cursos com menor duração e com conteúdo mais direcionado, visto que esse novo perfil de aluno se mostra muito mais consciente das suas razões para aprender uma língua adicional. Porém, apesar do aumento dessa demanda prática, é perceptível que há uma escassez de professores capacitados para desenhar e oferecer cursos que atendam a essas demandas. Acreditamos que a abordagem LinFE pode beneficiar professores que atuam nos mais diferentes contextos de forma a tornar as suas aulas mais eficazes e centradas nos alunos e em suas particularidades e necessidades cada vez mais bem definidas na contemporaneidade.