Artigo CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-78-6

LÍNGUA INGLESA E GESTUALIDADE: UMA ANÁLISE DE AULAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 15 - Ensino de línguas
"2024-01-24 13:29:19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105691
    "edicao_id" => 335
    "trabalho_id" => 5255
    "inscrito_id" => 19624
    "titulo" => "LÍNGUA INGLESA E GESTUALIDADE: UMA ANÁLISE DE AULAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Compreender que a multimodalidade está em todas as esferas da nossa vida é essencial para conectarmos a ela a necessidade de sua pesquisa dentro de sala de aula. O presente artigo tem como foco realizar uma síntese da pesquisa de mestrado realizada em uma sala de aula de língua inglesa inserida na educação infantil, no contexto de aulas online. Foram analisadas 12 aulas no período do quarto bimestre entre os anos de 2020 e 2021. A turma analisada se encontrava no Infantil III, e a pesquisa teve como foco analisar quais gestos foram mais atuantes nos diálogos professora-alunos, tendo em vista que as aulas ocorriam em uma segunda língua. Como base desta pesquisa, foram utilizados os escritos de Vygotsky (1978; 2002; 2009), nos quais discorrem que a língua(gem) é dada através das interações sociais. Acerca da multimodalidade e da gestualidade foram trazidos os estudos de McNeill e Kendon (1985), Kendon (1982), McNeill (1985; 1992; 2000; 2002) além de Fonte e Cavalcante (2016). Tomasello (2019) também foi discutido aqui quando fala sobre as cenas de atenção conjunta. Como principais resultados pode-se apontar que os gestos dêiticos foram mais presentes nas aulas analisadas, seguidas pelos gestos icônicos em segundo lugar e os gestos emblemáticos."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID19624_TB5255_27062023170833.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:25:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMANTHA JOYCE FERREIRA WANDERLEY DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SAMANTHA"
    "autor_email" => "csmabds@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:29:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105691
    "edicao_id" => 335
    "trabalho_id" => 5255
    "inscrito_id" => 19624
    "titulo" => "LÍNGUA INGLESA E GESTUALIDADE: UMA ANÁLISE DE AULAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Compreender que a multimodalidade está em todas as esferas da nossa vida é essencial para conectarmos a ela a necessidade de sua pesquisa dentro de sala de aula. O presente artigo tem como foco realizar uma síntese da pesquisa de mestrado realizada em uma sala de aula de língua inglesa inserida na educação infantil, no contexto de aulas online. Foram analisadas 12 aulas no período do quarto bimestre entre os anos de 2020 e 2021. A turma analisada se encontrava no Infantil III, e a pesquisa teve como foco analisar quais gestos foram mais atuantes nos diálogos professora-alunos, tendo em vista que as aulas ocorriam em uma segunda língua. Como base desta pesquisa, foram utilizados os escritos de Vygotsky (1978; 2002; 2009), nos quais discorrem que a língua(gem) é dada através das interações sociais. Acerca da multimodalidade e da gestualidade foram trazidos os estudos de McNeill e Kendon (1985), Kendon (1982), McNeill (1985; 1992; 2000; 2002) além de Fonte e Cavalcante (2016). Tomasello (2019) também foi discutido aqui quando fala sobre as cenas de atenção conjunta. Como principais resultados pode-se apontar que os gestos dêiticos foram mais presentes nas aulas analisadas, seguidas pelos gestos icônicos em segundo lugar e os gestos emblemáticos."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID19624_TB5255_27062023170833.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:25:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMANTHA JOYCE FERREIRA WANDERLEY DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SAMANTHA"
    "autor_email" => "csmabds@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:29:19"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 335
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15"
        "logo" => null
        "capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg"
        "timbrado" => "65b13adf4db6c_24012024132919.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-12"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:29:19"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 335
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-de-linguas-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT15"
        "logo" => null
        "capa" => "66031e8d96aa6_26032024161421.jpg"
        "timbrado" => "65b13adf4db6c_24012024132919.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-12"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:29:19"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 211
                "edicao_id" => 335
                "codigo" => "978-85-61702-78-6"
                "capa" => "66031e8d98eb8_26032024161421.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  ANILDA COSTA ALVES (UEPB)<br />\r\n
                  ANTONIO NAELITON DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n
                  EMILY GON&Ccedil;ALVES DE MEDEIROS FERREIRA (UFPB)<br />\r\n
                  HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  JACKSON CICERO FRANCA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSICA RODRIGUES SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  JOSILENE PINHEIRO-MARIZ &nbsp;(UFCG)<br />\r\n
                  LINO DIAS CORREIA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  LUCIANA VIEIRA ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  LUCIELMA DE OLIVEIRA BATISTA MAGALH&Atilde;ES DE MOURA (UFPB)<br />\r\n
                  MARIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O ALMEIDA TEIXEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  NAT&Aacute;SSIA THAIS DO NASCIMENTO RIBEIRO (UFPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152510-CONEDU---ENSINO-DE-LINGUAS--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:29:19"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 211
                "edicao_id" => 335
                "codigo" => "978-85-61702-78-6"
                "capa" => "66031e8d98eb8_26032024161421.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Línguas (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANDERSON RANY CARDOSO DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  ANILDA COSTA ALVES (UEPB)<br />\r\n
                  ANTONIO NAELITON DO NASCIMENTO (UFCG)<br />\r\n
                  EMILY GON&Ccedil;ALVES DE MEDEIROS FERREIRA (UFPB)<br />\r\n
                  HERMANO AROLDO GOIS OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  JACKSON CICERO FRANCA BARBOSA (UEPB)<br />\r\n
                  J&Eacute;SSICA RODRIGUES SILVA (UEPB)<br />\r\n
                  JOSILENE PINHEIRO-MARIZ &nbsp;(UFCG)<br />\r\n
                  LINO DIAS CORREIA NETO (UFCG)<br />\r\n
                  LUCIANA VIEIRA ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  LUCIELMA DE OLIVEIRA BATISTA MAGALH&Atilde;ES DE MOURA (UFPB)<br />\r\n
                  MARIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O ALMEIDA TEIXEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  NAT&Aacute;SSIA THAIS DO NASCIMENTO RIBEIRO (UFPB)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152510-CONEDU---ENSINO-DE-LINGUAS--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:29:19"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:14:21"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Compreender que a multimodalidade está em todas as esferas da nossa vida é essencial para conectarmos a ela a necessidade de sua pesquisa dentro de sala de aula. O presente artigo tem como foco realizar uma síntese da pesquisa de mestrado realizada em uma sala de aula de língua inglesa inserida na educação infantil, no contexto de aulas online. Foram analisadas 12 aulas no período do quarto bimestre entre os anos de 2020 e 2021. A turma analisada se encontrava no Infantil III, e a pesquisa teve como foco analisar quais gestos foram mais atuantes nos diálogos professora-alunos, tendo em vista que as aulas ocorriam em uma segunda língua. Como base desta pesquisa, foram utilizados os escritos de Vygotsky (1978; 2002; 2009), nos quais discorrem que a língua(gem) é dada através das interações sociais. Acerca da multimodalidade e da gestualidade foram trazidos os estudos de McNeill e Kendon (1985), Kendon (1982), McNeill (1985; 1992; 2000; 2002) além de Fonte e Cavalcante (2016). Tomasello (2019) também foi discutido aqui quando fala sobre as cenas de atenção conjunta. Como principais resultados pode-se apontar que os gestos dêiticos foram mais presentes nas aulas analisadas, seguidas pelos gestos icônicos em segundo lugar e os gestos emblemáticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.