Este trabalho apresenta uma proposta de ensino acerca das formas apropriadas de raciocinar e argumentar logicamente, com vistas a ajudar os estudantes no desenvolvimento de inferências e conclusões válidas em suas produções escritas. Para tanto, nosso percurso teórico-metodológico busca a associação do estudo dos gêneros textuais ao campo da pragmática discursiva, com base nas implicaturas conversacionais, um instrumental lógico elaborado por Grice (1975). Estamos, outrossim, subsidiados em uma metodologia notadamente qualitativa nos termos de Prodanov e Freitas (2013). De início, exploramos o fenômeno da comunicação, evidenciando seus principais elementos e características, em particular, a questão da intencionalidade e dos condicionantes da ação humana responsáveis pelo estabelecimento da significação (dita e implicada) dos nossos enunciados. No percurso desta pesquisa, nossos resultados trazem pistas esclarecedoras quanto à constatação segundo a qual os estudantes evidenciam imensas dificuldades em produzir um texto claro, conciso e objetivo, no contexto da educação básica, podendo carregar tais obstáculos para suas experiências futuras com a escrita. Consideramos que essas dificuldades podem estar assentadas no modo fragmentado e desarticulado de como raciocinam. Combinamos, portanto, a pragmática lógica griceana com os gêneros discursivos nos termos propostos por Maingueneau (1999, apud Marcuschi, 2008) e Bishop e Ostrom (1997). Desse modo, esperamos fornecer uma ferramenta tecnicamente robusta para a produção textual destes estudantes.