É notório, tanto por meio de documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2018), quanto em contribuições realizadas por pesquisadores da Linguística, a exemplo de Irandé Antunes (2007, 2009, 2010, 2014), que os gêneros textuais têm centralidade nas práticas de ensino de língua. Diante dessa realidade, faz-se necessário refletir e elaborar propostas que visem ao estudo do texto, não apenas como forma de direcionar o trabalho do professor, mas também como possibilidade de desenvolver habilidades nos estudantes no que diz respeito às práticas de leitura e escrita. Desse modo, no presente trabalho, temos por objetivo apresentar um modelo de análise de textos criado a partir das contribuições da Linguística Textual, em especial, os fatores de textualidade. Propostos inicialmente por Beaugrande e Dressler (1981), revistos e discutidos em trabalhos outros, como, por exemplo, Costa Val (2000) e Antunes (2009), tais fatores remetem a elementos que constituem o texto, atuando, entre si, em função de seu propósito enquanto gênero. Para o desenvolvimento do trabalho, partimos das concepções de gêneros textuais/discursivos de Marcuschi (2008) e Bakhtin (2003), para em seguida propormos um modelo de análise com base nos fatores de textualidade. Por meio da análise de gêneros textuais de domínios discursivos distintos, a saber: anúncio publicitário, notícia, resumo acadêmico, e-mail, piada e receita culinária, exemplificamos, no presente estudo, a proposta de análise elaborada. Consideramos, no entanto, que o modelo proposto não tem por objetivo ser único ou inflexível, visto que o texto é um material moldado socialmente em função de usos, contextos e propósitos. Por isso, destacamos também a necessidade de aplicar o modelo proposto para a análise de outros gêneros, bem como a elaboração de outras propostas de análise que venham atender à demanda de uso do texto nas práticas de ensino de língua.