É possível admitir que a aprendizagem de línguas estrangeiras se sobressai, especialmente, por seu índice de insucesso no nosso país. Este estudo de caráter bibliográfico e qualitativo discute a relação da aquisição de uma segunda língua com a língua materna e tem por objetivo investigar a influência desta última na aquisição de uma nova língua. Embora a literatura aponte que o encontro do que já faz parte do aprendiz, sua língua, com o novo idioma produz um confronto evidente e incontestável para este e para as estratégias de aprendizagem de uma segunda língua, os estudiosos do processo de ensino, suas metodologias e didáticas não têm atentado para este fato, enquanto a maioria dos professores de Línguas estrangeiras atuam sem considerar a relevância da compreensão desse evento no processo de aquisição de um idioma. Nesse sentido, constatamos a necessidade de que haja reflexão nos ambientes de formação, aperfeiçoamento curricular a fim de que estudantes da área de linguagens, sobretudo docentes da área de língua estrangeira, se apropriem de conhecimentos de áreas afins como a psicanálise para uma melhor compreensão de aspectos que envolvem o processo de ensino aprendizagem de um novo idioma. Esperamos que esta pesquisa contribua com as discussões na área da Linguística Aplicada, bem como com as reflexões acerca da aquisição e do ensino de línguas.