O presente artigo consiste de uma abordagem teórica acerca do uso de elementos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem de Geografia nas escolas de Novo Ensino Médio situadas no Semiárido, entendendo que a vivência da reforma ocorrida nessa etapa da escolarização tem sido permeada por questionamentos, principalmente no que se refere as estratégias que podem ser adotadas para a melhoria da aquisição de conhecimento. Desse modo, objetivamos analisar a utilização da música como instrumento didático-metodológico no ensino de geografia no Semiárido. Durante as discussões realizaremos uma análise dos conteúdos da disciplina presentes em letras de canções de músicos nordestinos, como Luiz Gonzaga, por exemplo, pois ao considerar a existência de aspectos regionais característicos do Semiárido nessas composições, o uso desses materiais se justifica pela necessidade de aproximar os alunos e suas vivências dos temas trabalhados em sala de aula. Para tanto, realizamos um levantamento bibliográfico e musicográfico com o intuito de subsidiar as discussões propostas por esse estudo. Buscou-se assim, durante essa abordagem, o fortalecimento dos debates sobre as práticas pedagógicas no ensino de geografia no Novo Ensino Médio através do uso de elementos lúdicos, como a música, para a proposição de um ensino que esteja inserido na realidade dos alunos e contemple os elementos que fazem parte de seu cotidiano.