A participação de alunos em Olimpíadas é de suma importância pois faz com que se sintam mais livres, “Essas atividades fazem com que os alunos sejam protagonistas da aquisição de conhecimento, pois não devolvem o conteúdo de modo reproduzido, mas vivenciado”, explica Maria Teresa Sauer, possibilitando que os estudantes criem uma visão própria e ampla do mundo. A metodologia da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente realizada pela Fundação Oswaldo Cruz-FIOCRUZ desde de 2001 vem nos dá essa possibilidade, já que os alunos necessitaram está em contato direto com o meio ambiente e temáticas da saúde, tendo autonomia para desenvolver as atividades, a contextualização do tema, a clareza dos objetivos, a valorização do conhecimento científico e os resultados dentro e fora da sala de aula são alguns dos itens mais positivos na olimpíada. Este projeto teve como finalidade unir a dinâmica da Olimpíada de Meio Ambiente e Saúde-OBSMA com as atividades do próprio plano de ensino do docente, além da participação das alunas no Prêmio Especial “Menina Hoje, Cientista Amanhã” assim como o despertar investigativo e criativo, através das atividades lúdicas desenvolvidas na Escola além do interesse pela participação em outras olimpíadas escolares.