Literatura e música se entrelaçam. A ligação entre música e poesia não se dá de forma a acrescentar uma à outra, pelo contrário, as duas estão juntas. Antes, quando a palavra escrita não existia, tudo que era pertencente a um povo, sua tradição, cultura, era transmitida por gerações através de sons, sentidos e ritmos. Seguindo esse pensamento, surgiu a seguinte questão: qual a recepção das crianças ao texto literário musicalizado? Traçou-se como objetivo geral para esse estudo: investigar a sonoridade existente no texto literário e a recepção do(a) leitor(a) a leitura musicalizada. Como objetivos específicos: abordar os elementos constitutivos da melopeia (som, ritmo, melodia); relacionar as estratégias de musicalização e leitura de literatura, de modo a destacar a melopeia presente nos textos literários. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e nas experiências advindas do campo de pesquisa e de trabalho com os estudos sobre a leitura de literatura, melopeia, música e aspectos da sonoridade. Como resultados concluiu-se que, a melopeia faz todo o jogo de ritmos dentro do texto literário, ou seja, ela direciona toda a habilidade sonora por meio da fala. Trata de som, ritmo e melodia, aspectos que estão bem intricados nessa relação sonora. Não podemos falar sobre literatura sem considerar esse misto de sons, que poderá evocar muitos sentidos ao leitor(a), inclusive, atuando sobre a compreensão do texto lido.