CONTANDO E CANTANDO: PRÁTICAS DE LEITURAS MUSICALIZADAS
"2024-01-24 13:37:27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105600 "edicao_id" => 337 "trabalho_id" => 3497 "inscrito_id" => 11975 "titulo" => "CONTANDO E CANTANDO: PRÁTICAS DE LEITURAS MUSICALIZADAS" "resumo" => "Literatura e música se entrelaçam. A ligação entre música e poesia não se dá de forma a acrescentar uma à outra, pelo contrário, as duas estão juntas. Antes, quando a palavra escrita não existia, tudo que era pertencente a um povo, sua tradição, cultura, era transmitida por gerações através de sons, sentidos e ritmos. Seguindo esse pensamento, surgiu a seguinte questão: qual a recepção das crianças ao texto literário musicalizado? Traçou-se como objetivo geral para esse estudo: investigar a sonoridade existente no texto literário e a recepção do(a) leitor(a) a leitura musicalizada. Como objetivos específicos: abordar os elementos constitutivos da melopeia (som, ritmo, melodia); relacionar as estratégias de musicalização e leitura de literatura, de modo a destacar a melopeia presente nos textos literários. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e nas experiências advindas do campo de pesquisa e de trabalho com os estudos sobre a leitura de literatura, melopeia, música e aspectos da sonoridade. Como resultados concluiu-se que, a melopeia faz todo o jogo de ritmos dentro do texto literário, ou seja, ela direciona toda a habilidade sonora por meio da fala. Trata de som, ritmo e melodia, aspectos que estão bem intricados nessa relação sonora. Não podemos falar sobre literatura sem considerar esse misto de sons, que poderá evocar muitos sentidos ao leitor(a), inclusive, atuando sobre a compreensão do texto lido." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID11975_TB3497_25052023154359.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:20:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYONNARA KÉSSIA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Rayonnara Késsi" "autor_email" => "professorarayonnarak@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:37:27" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105600 "edicao_id" => 337 "trabalho_id" => 3497 "inscrito_id" => 11975 "titulo" => "CONTANDO E CANTANDO: PRÁTICAS DE LEITURAS MUSICALIZADAS" "resumo" => "Literatura e música se entrelaçam. A ligação entre música e poesia não se dá de forma a acrescentar uma à outra, pelo contrário, as duas estão juntas. Antes, quando a palavra escrita não existia, tudo que era pertencente a um povo, sua tradição, cultura, era transmitida por gerações através de sons, sentidos e ritmos. Seguindo esse pensamento, surgiu a seguinte questão: qual a recepção das crianças ao texto literário musicalizado? Traçou-se como objetivo geral para esse estudo: investigar a sonoridade existente no texto literário e a recepção do(a) leitor(a) a leitura musicalizada. Como objetivos específicos: abordar os elementos constitutivos da melopeia (som, ritmo, melodia); relacionar as estratégias de musicalização e leitura de literatura, de modo a destacar a melopeia presente nos textos literários. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e nas experiências advindas do campo de pesquisa e de trabalho com os estudos sobre a leitura de literatura, melopeia, música e aspectos da sonoridade. Como resultados concluiu-se que, a melopeia faz todo o jogo de ritmos dentro do texto literário, ou seja, ela direciona toda a habilidade sonora por meio da fala. Trata de som, ritmo e melodia, aspectos que estão bem intricados nessa relação sonora. Não podemos falar sobre literatura sem considerar esse misto de sons, que poderá evocar muitos sentidos ao leitor(a), inclusive, atuando sobre a compreensão do texto lido." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID11975_TB3497_25052023154359.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:20:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYONNARA KÉSSIA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Rayonnara Késsi" "autor_email" => "professorarayonnarak@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:37:27" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 337 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17" "logo" => null "capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:37:27" "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 337 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17" "logo" => null "capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:37:27" "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 213 "edicao_id" => 337 "codigo" => "978-85-61702-89-2" "capa" => "66031efe972dc_26032024161614.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS """ "conselho_editorial" => """ BRÍGIDA BARBOSA COSTA (UFPI)<br />\r\n CLÁUDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUI)<br />\r\n ELENILZA MARIA DE ARAÚJO SOUSA <br />\r\n ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n FRANCISCO SOUZA DA SILVA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)<br />\r\n IVEUTA DE ABREU LOPES (UFPI)<br />\r\n JESICA CARVALHO SALES (UFPI)<br />\r\n JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS (IFPI)<br />\r\n LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n MARIA DA CONCEIÇÃO MAGALHÃES BATISTA COSTA (UFPI)<br />\r\n MARLÚCIA DA SILVA BEZERRA LACERDA (IFPI)<br />\r\n ORIDEIA DE SOUSA LIMA (IFPI)<br />\r\n RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO BELINI (UFPI)<br />\r\n ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE (UERN)<br />\r\n TERESINHA VILANI VASCONCELOS DE LIMA (IFPI)<br />\r\n VALNECY OLIVEIRA CORRÊA SANTOS (UFMA)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152738-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:37:27" "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 213 "edicao_id" => 337 "codigo" => "978-85-61702-89-2" "capa" => "66031efe972dc_26032024161614.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS """ "conselho_editorial" => """ BRÍGIDA BARBOSA COSTA (UFPI)<br />\r\n CLÁUDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUI)<br />\r\n ELENILZA MARIA DE ARAÚJO SOUSA <br />\r\n ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n FRANCISCO SOUZA DA SILVA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)<br />\r\n IVEUTA DE ABREU LOPES (UFPI)<br />\r\n JESICA CARVALHO SALES (UFPI)<br />\r\n JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS (IFPI)<br />\r\n LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n MARIA DA CONCEIÇÃO MAGALHÃES BATISTA COSTA (UFPI)<br />\r\n MARLÚCIA DA SILVA BEZERRA LACERDA (IFPI)<br />\r\n ORIDEIA DE SOUSA LIMA (IFPI)<br />\r\n RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO BELINI (UFPI)<br />\r\n ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE (UERN)<br />\r\n TERESINHA VILANI VASCONCELOS DE LIMA (IFPI)<br />\r\n VALNECY OLIVEIRA CORRÊA SANTOS (UFMA)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152738-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:37:27" "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }