Este trabalho tem por objetivo demonstrar um método para a escrita de textos acadêmicos que possa nortear o estudante da graduação e da pós-graduação. Devido a minha experiência como orientadora acadêmica e professora da disciplina de Metodologia de pesquisa percebo que as principais queixas e dificuldades dos estudantes da graduação e da pós-graduação se dá pelo fato de não obter uma orientação do como escrever seus textos acadêmicos. Ademais, nos estudos que venho desenvolvendo no Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA/UFF) percebo que os estudantes sofrem com a falta de direcionamento e, com isso, adiam e, geralmente, desistem de desenvolver seus trabalhos de conclusão do curso. Ao compreender a escrita como processo contínuo de aprendizagem, entendo que a escrita acadêmica é construída com o que nos atravessa no processo de pesquisa, ou seja, é um processo cíclico e fluído. Não há um método rígido e nem é isso que proponho aqui. A proposta aqui é apontar um caminho, um percurso, uma possibilidade de nortear o estudante que está encarando o desafio da produção científica. Por isso a metodologia desse artigo está pautada na investigação da minha própria prática. O método proposto para o desenvolvimento da escrita acadêmica se baseia em 05 etapas: 1) escrita primária; 2) escrita inicial; 3) edição; 4) reescrita; e, 5) escrita final. O desenvolvimento de cada etapa do processo da escrita do texto acadêmico será apresentado de modo que o estudante da graduação e da pós-graduação possa se inspirar, aplicar e adaptar ao seu processo de escrita acadêmica.