Artigo CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-89-2

INVESTIGAÇÃO COMO PRÁTICA DE ENSINO NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA: REFLEXÕES DE FUTUROS EDUCADORES QUÍMICOS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-01-24 13:37:27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105617
    "edicao_id" => 337
    "trabalho_id" => 7713
    "inscrito_id" => 21263
    "titulo" => "INVESTIGAÇÃO COMO PRÁTICA DE ENSINO NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA: REFLEXÕES DE FUTUROS EDUCADORES QUÍMICOS"
    "resumo" => "Esta pesquisa objetiva discutir sobre a investigação como prática de ensino, experienciada por dois licenciandos de química, ao vivenciarem a docência antecipada no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará. O Clube de Ciências é um espaço que oportuniza a formação inicial de professores e a iniciação científica infantojuvenil de estudantes da educação básica; nesse espaço a coordenação incentiva o uso de diferentes estratégias educativas, mas principalmente a investigação como prática de ensino, que muito contribui com a formação inicial e a iniciação científica infantojuvenil. Essa investigação é idiossincrática, pois vem se constituindo no Clube de Ciências desde sua inauguração em 1979, por isso, ela tem características próprias, podendo dialogar com as teorias já existentes, mas com características singulares. Nesse sentido, a pesquisa é qualitativa, na modalidade narrativa, ao considerar a experiências vividas e contadas por meio de narrativas, levando em consideração, que somos contadores de histórias e vivemos vidas relatadas. Os colaboradores da pesquisa são dois futuros professores de química, que refletiram sobre suas experiências educativas com a investigação como prática de ensino no Clube de Ciências da UFPA. Para a construção dos dados foram utilizados dois diários de bordo dos futuros professores, que relataram sobre as experiências vividas. Os diários foram tratados por meio das considerações analítico-interpretativas da pesquisa narrativa, possibilitando a construção de categorias emergentes, que evidenciaram a relevância da prática, tanto para a formação de professores, que por meio da reflexão proporciona melhorias em sua prática e processo formativo, quanto para o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a alfabetização científica e formação cidadã dos estudantes, passando a agir como críticos e participativos, seja na sala de aula ou em outros espaços de interação social."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID21263_TB7713_11122023222629.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:20:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BATISTA MENDES NUNES"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO NUNES"
    "autor_email" => "joaobmendesnunes@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:37:27"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105617
    "edicao_id" => 337
    "trabalho_id" => 7713
    "inscrito_id" => 21263
    "titulo" => "INVESTIGAÇÃO COMO PRÁTICA DE ENSINO NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA: REFLEXÕES DE FUTUROS EDUCADORES QUÍMICOS"
    "resumo" => "Esta pesquisa objetiva discutir sobre a investigação como prática de ensino, experienciada por dois licenciandos de química, ao vivenciarem a docência antecipada no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará. O Clube de Ciências é um espaço que oportuniza a formação inicial de professores e a iniciação científica infantojuvenil de estudantes da educação básica; nesse espaço a coordenação incentiva o uso de diferentes estratégias educativas, mas principalmente a investigação como prática de ensino, que muito contribui com a formação inicial e a iniciação científica infantojuvenil. Essa investigação é idiossincrática, pois vem se constituindo no Clube de Ciências desde sua inauguração em 1979, por isso, ela tem características próprias, podendo dialogar com as teorias já existentes, mas com características singulares. Nesse sentido, a pesquisa é qualitativa, na modalidade narrativa, ao considerar a experiências vividas e contadas por meio de narrativas, levando em consideração, que somos contadores de histórias e vivemos vidas relatadas. Os colaboradores da pesquisa são dois futuros professores de química, que refletiram sobre suas experiências educativas com a investigação como prática de ensino no Clube de Ciências da UFPA. Para a construção dos dados foram utilizados dois diários de bordo dos futuros professores, que relataram sobre as experiências vividas. Os diários foram tratados por meio das considerações analítico-interpretativas da pesquisa narrativa, possibilitando a construção de categorias emergentes, que evidenciaram a relevância da prática, tanto para a formação de professores, que por meio da reflexão proporciona melhorias em sua prática e processo formativo, quanto para o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a alfabetização científica e formação cidadã dos estudantes, passando a agir como críticos e participativos, seja na sala de aula ou em outros espaços de interação social."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID21263_TB7713_11122023222629.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:20:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO BATISTA MENDES NUNES"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO NUNES"
    "autor_email" => "joaobmendesnunes@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:37:27"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 337
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:37:27"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 337
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:37:27"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 213
                "edicao_id" => 337
                "codigo" => "978-85-61702-89-2"
                "capa" => "66031efe972dc_26032024161614.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  LEILA PATR&Iacute;CIA ALVES DANTAS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  BR&Iacute;GIDA BARBOSA COSTA (UFPI)<br />\r\n
                  CL&Aacute;UDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUI)<br />\r\n
                  ELENILZA MARIA DE ARA&Uacute;JO SOUSA &nbsp;<br />\r\n
                  ELISABETH &nbsp;SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n
                  FRANCISCO SOUZA DA SILVA UNIVERSIDADE DE S&Atilde;O PAULO (USP)<br />\r\n
                  IVEUTA DE ABREU LOPES (UFPI)<br />\r\n
                  JESICA CARVALHO SALES (UFPI)<br />\r\n
                  JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n
                  LEILA PATR&Iacute;CIA ALVES DANTAS (IFPI)<br />\r\n
                  LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n
                  MARIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O MAGALH&Atilde;ES BATISTA COSTA (UFPI)<br />\r\n
                  MARL&Uacute;CIA DA SILVA BEZERRA LACERDA (IFPI)<br />\r\n
                  ORIDEIA DE SOUSA LIMA (IFPI)<br />\r\n
                  RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO BELINI (UFPI)<br />\r\n
                  ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE (UERN)<br />\r\n
                  TERESINHA VILANI VASCONCELOS DE LIMA (IFPI)<br />\r\n
                  VALNECY OLIVEIRA CORR&Ecirc;A SANTOS (UFMA)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152738-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:37:27"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 213
                "edicao_id" => 337
                "codigo" => "978-85-61702-89-2"
                "capa" => "66031efe972dc_26032024161614.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  LEILA PATR&Iacute;CIA ALVES DANTAS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  BR&Iacute;GIDA BARBOSA COSTA (UFPI)<br />\r\n
                  CL&Aacute;UDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUI)<br />\r\n
                  ELENILZA MARIA DE ARA&Uacute;JO SOUSA &nbsp;<br />\r\n
                  ELISABETH &nbsp;SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n
                  FRANCISCO SOUZA DA SILVA UNIVERSIDADE DE S&Atilde;O PAULO (USP)<br />\r\n
                  IVEUTA DE ABREU LOPES (UFPI)<br />\r\n
                  JESICA CARVALHO SALES (UFPI)<br />\r\n
                  JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n
                  LEILA PATR&Iacute;CIA ALVES DANTAS (IFPI)<br />\r\n
                  LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n
                  MARIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O MAGALH&Atilde;ES BATISTA COSTA (UFPI)<br />\r\n
                  MARL&Uacute;CIA DA SILVA BEZERRA LACERDA (IFPI)<br />\r\n
                  ORIDEIA DE SOUSA LIMA (IFPI)<br />\r\n
                  RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO BELINI (UFPI)<br />\r\n
                  ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE (UERN)<br />\r\n
                  TERESINHA VILANI VASCONCELOS DE LIMA (IFPI)<br />\r\n
                  VALNECY OLIVEIRA CORR&Ecirc;A SANTOS (UFMA)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152738-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:37:27"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Esta pesquisa objetiva discutir sobre a investigação como prática de ensino, experienciada por dois licenciandos de química, ao vivenciarem a docência antecipada no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará. O Clube de Ciências é um espaço que oportuniza a formação inicial de professores e a iniciação científica infantojuvenil de estudantes da educação básica; nesse espaço a coordenação incentiva o uso de diferentes estratégias educativas, mas principalmente a investigação como prática de ensino, que muito contribui com a formação inicial e a iniciação científica infantojuvenil. Essa investigação é idiossincrática, pois vem se constituindo no Clube de Ciências desde sua inauguração em 1979, por isso, ela tem características próprias, podendo dialogar com as teorias já existentes, mas com características singulares. Nesse sentido, a pesquisa é qualitativa, na modalidade narrativa, ao considerar a experiências vividas e contadas por meio de narrativas, levando em consideração, que somos contadores de histórias e vivemos vidas relatadas. Os colaboradores da pesquisa são dois futuros professores de química, que refletiram sobre suas experiências educativas com a investigação como prática de ensino no Clube de Ciências da UFPA. Para a construção dos dados foram utilizados dois diários de bordo dos futuros professores, que relataram sobre as experiências vividas. Os diários foram tratados por meio das considerações analítico-interpretativas da pesquisa narrativa, possibilitando a construção de categorias emergentes, que evidenciaram a relevância da prática, tanto para a formação de professores, que por meio da reflexão proporciona melhorias em sua prática e processo formativo, quanto para o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a alfabetização científica e formação cidadã dos estudantes, passando a agir como críticos e participativos, seja na sala de aula ou em outros espaços de interação social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.