Esta pesquisa objetiva discutir sobre a investigação como prática de ensino, experienciada por dois licenciandos de química, ao vivenciarem a docência antecipada no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará. O Clube de Ciências é um espaço que oportuniza a formação inicial de professores e a iniciação científica infantojuvenil de estudantes da educação básica; nesse espaço a coordenação incentiva o uso de diferentes estratégias educativas, mas principalmente a investigação como prática de ensino, que muito contribui com a formação inicial e a iniciação científica infantojuvenil. Essa investigação é idiossincrática, pois vem se constituindo no Clube de Ciências desde sua inauguração em 1979, por isso, ela tem características próprias, podendo dialogar com as teorias já existentes, mas com características singulares. Nesse sentido, a pesquisa é qualitativa, na modalidade narrativa, ao considerar a experiências vividas e contadas por meio de narrativas, levando em consideração, que somos contadores de histórias e vivemos vidas relatadas. Os colaboradores da pesquisa são dois futuros professores de química, que refletiram sobre suas experiências educativas com a investigação como prática de ensino no Clube de Ciências da UFPA. Para a construção dos dados foram utilizados dois diários de bordo dos futuros professores, que relataram sobre as experiências vividas. Os diários foram tratados por meio das considerações analítico-interpretativas da pesquisa narrativa, possibilitando a construção de categorias emergentes, que evidenciaram a relevância da prática, tanto para a formação de professores, que por meio da reflexão proporciona melhorias em sua prática e processo formativo, quanto para o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a alfabetização científica e formação cidadã dos estudantes, passando a agir como críticos e participativos, seja na sala de aula ou em outros espaços de interação social.