Esta pesquisa visou analisar as contribuições do chat, como gênero textual, numa aula por videoconferência. Para tanto, foi necessário buscamos embasamento na teoria do gênero e nos estudos sobre as novas tecnologias da informação e comunicação, bem como identificar os recursos disponibilizados pelo chat e a forma como colaboram para tornar a comunicação entre os participantes de uma aula mediada por videoconferência mais eficaz. Para alcançar tais objetivos, procuramos conhecer a plataforma do google meet, assim como a opinião dos professores que trabalham ou trabalharam com essa ferramenta comunicativa. A metodologia adotada foi de natureza básica, com uma abordagem qualitativa. Para o recolhimento dos dados, elegemos como participantes da pesquisa uma amostra de 7 (sete) docentes. A pesquisa nos levou a concluir que o chat, numa aula por videoconferência, traz relevantes contribuições, uma vez que, enquanto gênero textual, garante uma interação professor-aluno com propósitos comunicacionais bem definidos, buscando modos de dizer que se adequam ao espaço virtual, ao tempo disponível e ao papel de cada interlocutor.