O IMPACTO DAS AÇÕES DO PROJETO JOVEM DE FUTURO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
"2024-01-24 13:37:27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105594 "edicao_id" => 337 "trabalho_id" => 1630 "inscrito_id" => 5680 "titulo" => "O IMPACTO DAS AÇÕES DO PROJETO JOVEM DE FUTURO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "O Projeto Jovem de Futuro foi implementado no Ceará em 2011 com o objetivo de ampliar os olhares de gestores e professores no desenvolvimento de atividades que propiciem uma educação de qualidade com equidade. Neste artigo busca-se descrever como as ações desenvolvidas durante o ano de dois mil e vinte e dois na EEEP Professor Moreira de Sousa impactaram no processo de aprendizagem dos alunos desta instituição de ensino. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, a partir das quais pôde-se fazer o detalhamento do processo de criação, execução e acompanhamento do Plano de Ação que a escola precisou desenvolver durante o ano de 2023 para atender a sistemática do projeto, bem como para atingir a meta estabelecida para escola, principalmente quanto à aprovação, rendimento e frequência dos alunos. Nessa perspectiva, todos os professores, representantes de pais e de alunos participam da elaboração e execução do Plano, enquanto o acompanhamento é feito na escola pela dupla gestora e pelos responsáveis por cada ação que participam das reuniões de alinhamento, enquanto a Superintendente designada pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação dar o apoio e orienta como a dupla gestora pode colaborar com todos da escola para execução das tarefas propostas, bem como para obtenção dos resultados esperados que é uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID5680_TB1630_20112023235244.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:20:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FRANCIMAR TELES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Francimar Teles" "autor_email" => "cimarteles@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:37:27" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105594 "edicao_id" => 337 "trabalho_id" => 1630 "inscrito_id" => 5680 "titulo" => "O IMPACTO DAS AÇÕES DO PROJETO JOVEM DE FUTURO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "O Projeto Jovem de Futuro foi implementado no Ceará em 2011 com o objetivo de ampliar os olhares de gestores e professores no desenvolvimento de atividades que propiciem uma educação de qualidade com equidade. Neste artigo busca-se descrever como as ações desenvolvidas durante o ano de dois mil e vinte e dois na EEEP Professor Moreira de Sousa impactaram no processo de aprendizagem dos alunos desta instituição de ensino. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental, a partir das quais pôde-se fazer o detalhamento do processo de criação, execução e acompanhamento do Plano de Ação que a escola precisou desenvolver durante o ano de 2023 para atender a sistemática do projeto, bem como para atingir a meta estabelecida para escola, principalmente quanto à aprovação, rendimento e frequência dos alunos. Nessa perspectiva, todos os professores, representantes de pais e de alunos participam da elaboração e execução do Plano, enquanto o acompanhamento é feito na escola pela dupla gestora e pelos responsáveis por cada ação que participam das reuniões de alinhamento, enquanto a Superintendente designada pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação dar o apoio e orienta como a dupla gestora pode colaborar com todos da escola para execução das tarefas propostas, bem como para obtenção dos resultados esperados que é uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID5680_TB1630_20112023235244.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:20:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA FRANCIMAR TELES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Francimar Teles" "autor_email" => "cimarteles@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:37:27" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 337 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17" "logo" => null "capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:37:27" "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 337 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17" "logo" => null "capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:37:27" "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 213 "edicao_id" => 337 "codigo" => "978-85-61702-89-2" "capa" => "66031efe972dc_26032024161614.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS """ "conselho_editorial" => """ BRÍGIDA BARBOSA COSTA (UFPI)<br />\r\n CLÁUDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUI)<br />\r\n ELENILZA MARIA DE ARAÚJO SOUSA <br />\r\n ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n FRANCISCO SOUZA DA SILVA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)<br />\r\n IVEUTA DE ABREU LOPES (UFPI)<br />\r\n JESICA CARVALHO SALES (UFPI)<br />\r\n JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS (IFPI)<br />\r\n LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n MARIA DA CONCEIÇÃO MAGALHÃES BATISTA COSTA (UFPI)<br />\r\n MARLÚCIA DA SILVA BEZERRA LACERDA (IFPI)<br />\r\n ORIDEIA DE SOUSA LIMA (IFPI)<br />\r\n RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO BELINI (UFPI)<br />\r\n ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE (UERN)<br />\r\n TERESINHA VILANI VASCONCELOS DE LIMA (IFPI)<br />\r\n VALNECY OLIVEIRA CORRÊA SANTOS (UFMA)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152738-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:37:27" "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 213 "edicao_id" => 337 "codigo" => "978-85-61702-89-2" "capa" => "66031efe972dc_26032024161614.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS """ "conselho_editorial" => """ BRÍGIDA BARBOSA COSTA (UFPI)<br />\r\n CLÁUDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUI)<br />\r\n ELENILZA MARIA DE ARAÚJO SOUSA <br />\r\n ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n FRANCISCO SOUZA DA SILVA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)<br />\r\n IVEUTA DE ABREU LOPES (UFPI)<br />\r\n JESICA CARVALHO SALES (UFPI)<br />\r\n JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS (IFPI)<br />\r\n LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n MARIA DA CONCEIÇÃO MAGALHÃES BATISTA COSTA (UFPI)<br />\r\n MARLÚCIA DA SILVA BEZERRA LACERDA (IFPI)<br />\r\n ORIDEIA DE SOUSA LIMA (IFPI)<br />\r\n RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO BELINI (UFPI)<br />\r\n ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE (UERN)<br />\r\n TERESINHA VILANI VASCONCELOS DE LIMA (IFPI)<br />\r\n VALNECY OLIVEIRA CORRÊA SANTOS (UFMA)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152738-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:37:27" "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }