A interação entre crianças e ciência acontece de forma limitada durante sua formação acadêmica, uma vez que na escola formal a ciência não é vista de maneira tão atraente e os alunos não são instigados com o uso de ferramentas que realmente despertem seu interesse. Com essa visão, o Centro Aprendiz de Pesquisador (CAP), localizado no Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente (CEPEMA/USP), espaço interativo de investigação e atividades de cunho científico, realizou uma pesquisa com o objetivo de avaliar como um local de educação não-formal influenciou na visão de estudantes do ensino fundamental. Este estudo fundamentou-se em como preparar cidadãos simpatizantes da ciência e a promover atitudes científicas positivas, incluindo a disposição de fazer uso de conhecimentos científicos. A pesquisa foi realizada com alunos do 4º ano de escolas da rede municipal de São Vicente, que realizaram visitas periódicas ao CAP/CEPEMA, onde exerceram o papel de cientistas durante as atividades realizadas e fizeram uso de diversas habilidades. Antes da primeira visita, os alunos realizaram um desenho sobre o que eles imaginavam ser um Centro de Pesquisa e ao final da última visita realizaram um novo desenho, agora com a visão que eles passaram a ter após a experiência vivida. Por ser um espaço de educação não-formal, o CAP/CEPEMA possui maior liberdade para inserir novos métodos de aprendizagem e ao terem colocado a “mão na massa” realizando atividades práticas, os alunos se sentiram realmente protagonistas e mais próximos da ciência.