DEGUSTANDO A IMUNOLOGIA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DO CURSO DE BIOLOGIA SOBRE OS CONCEITOS E OS DESAFIOS DA DISCIPLINA.
"2024-01-24 13:37:27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105606 "edicao_id" => 337 "trabalho_id" => 4821 "inscrito_id" => 20000 "titulo" => "DEGUSTANDO A IMUNOLOGIA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DO CURSO DE BIOLOGIA SOBRE OS CONCEITOS E OS DESAFIOS DA DISCIPLINA." "resumo" => "O estudo do sistema imunológico leva consigo reações, mecanismos e concepções complexas, que podem tornar difícil seu aprendizado, seja na educação básica ou no ensino superior. Por isso, nos propusemos a avaliar o conhecimento e os conceitos de imunologia relatados por discentes dos períodos iniciais do curso de Ciências Biológicas e compará-los com os das turmas veteranas. A primeira equipe era composta por alunos que ainda não tinham cursado a disciplina de imunologia, possuindo apenas o conhecimento trazido do ensino médio, já a segunda p que já cursaram durante a graduação. Nesse contexto, a roda de conversa foi realizada no departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), localizado em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Assim, impressões coletadas foram tabuladas e uma análise conceitual realizada. Por intermédio desse estudo, buscou-se identificar possíveis relatos de dificuldades e fragilidades na assimilação de conceitos da imunologia vivenciados no ensino médio ou mesmo no ensino superior, discutindo sobre o possível impacto de uma disciplina específica na evolução do conhecimento sobre essa área. Logo, os resultados obtidos podem fornecer insights importantes para aprimorar o ensino da disciplina de imunologia, identificando possíveis lacunas no aprendizado e auxiliando no desenvolvimento de estratégias que promovam o aprendizado significativo." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID20000_TB4821_20112023172858.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:20:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYSEANNE ARAUJO FALCÃO" "autor_nome_curto" => "DAYSEANNE" "autor_email" => "dayseannefalcao@uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:37:27" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 105606 "edicao_id" => 337 "trabalho_id" => 4821 "inscrito_id" => 20000 "titulo" => "DEGUSTANDO A IMUNOLOGIA: UM RELATO DA EXPERIÊNCIA DE ALUNOS DO CURSO DE BIOLOGIA SOBRE OS CONCEITOS E OS DESAFIOS DA DISCIPLINA." "resumo" => "O estudo do sistema imunológico leva consigo reações, mecanismos e concepções complexas, que podem tornar difícil seu aprendizado, seja na educação básica ou no ensino superior. Por isso, nos propusemos a avaliar o conhecimento e os conceitos de imunologia relatados por discentes dos períodos iniciais do curso de Ciências Biológicas e compará-los com os das turmas veteranas. A primeira equipe era composta por alunos que ainda não tinham cursado a disciplina de imunologia, possuindo apenas o conhecimento trazido do ensino médio, já a segunda p que já cursaram durante a graduação. Nesse contexto, a roda de conversa foi realizada no departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), localizado em Mossoró, no Rio Grande do Norte. Assim, impressões coletadas foram tabuladas e uma análise conceitual realizada. Por intermédio desse estudo, buscou-se identificar possíveis relatos de dificuldades e fragilidades na assimilação de conceitos da imunologia vivenciados no ensino médio ou mesmo no ensino superior, discutindo sobre o possível impacto de uma disciplina específica na evolução do conhecimento sobre essa área. Logo, os resultados obtidos podem fornecer insights importantes para aprimorar o ensino da disciplina de imunologia, identificando possíveis lacunas no aprendizado e auxiliando no desenvolvimento de estratégias que promovam o aprendizado significativo." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID20000_TB4821_20112023172858.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:20:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYSEANNE ARAUJO FALCÃO" "autor_nome_curto" => "DAYSEANNE" "autor_email" => "dayseannefalcao@uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:37:27" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 337 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17" "logo" => null "capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:37:27" "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 337 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02" "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17" "logo" => null "capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:37:27" "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 213 "edicao_id" => 337 "codigo" => "978-85-61702-89-2" "capa" => "66031efe972dc_26032024161614.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS """ "conselho_editorial" => """ BRÍGIDA BARBOSA COSTA (UFPI)<br />\r\n CLÁUDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUI)<br />\r\n ELENILZA MARIA DE ARAÚJO SOUSA <br />\r\n ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n FRANCISCO SOUZA DA SILVA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)<br />\r\n IVEUTA DE ABREU LOPES (UFPI)<br />\r\n JESICA CARVALHO SALES (UFPI)<br />\r\n JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS (IFPI)<br />\r\n LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n MARIA DA CONCEIÇÃO MAGALHÃES BATISTA COSTA (UFPI)<br />\r\n MARLÚCIA DA SILVA BEZERRA LACERDA (IFPI)<br />\r\n ORIDEIA DE SOUSA LIMA (IFPI)<br />\r\n RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO BELINI (UFPI)<br />\r\n ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE (UERN)<br />\r\n TERESINHA VILANI VASCONCELOS DE LIMA (IFPI)<br />\r\n VALNECY OLIVEIRA CORRÊA SANTOS (UFMA)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152738-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:37:27" "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 213 "edicao_id" => 337 "codigo" => "978-85-61702-89-2" "capa" => "66031efe972dc_26032024161614.jpg" "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS """ "conselho_editorial" => """ BRÍGIDA BARBOSA COSTA (UFPI)<br />\r\n CLÁUDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUI)<br />\r\n ELENILZA MARIA DE ARAÚJO SOUSA <br />\r\n ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n FRANCISCO SOUZA DA SILVA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)<br />\r\n IVEUTA DE ABREU LOPES (UFPI)<br />\r\n JESICA CARVALHO SALES (UFPI)<br />\r\n JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n LEILA PATRÍCIA ALVES DANTAS (IFPI)<br />\r\n LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n MARIA DA CONCEIÇÃO MAGALHÃES BATISTA COSTA (UFPI)<br />\r\n MARLÚCIA DA SILVA BEZERRA LACERDA (IFPI)<br />\r\n ORIDEIA DE SOUSA LIMA (IFPI)<br />\r\n RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO BELINI (UFPI)<br />\r\n ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE (UERN)<br />\r\n TERESINHA VILANI VASCONCELOS DE LIMA (IFPI)<br />\r\n VALNECY OLIVEIRA CORRÊA SANTOS (UFMA)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152738-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:37:27" "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }