A leitura de literatura e a prática pedagógica são elementos que compõem a temática desse escrito, que surgiu a partir das experiências das pesquisadoras com o campo de pesquisa. Ao abordar a literatura em nossos reflexões, afirmamos que a mesma faz parte da experiência humana e tem o poder de despertar nos(as) leitores(as) a imaginação, o aprimoramento das relações, a libertação das pressões sociais e individuais. Por outro lado, o texto literário, quando trabalhado em sala de aula, necessita de mediação pedagógica que favoreça a reflexão crítica, guiada pelo trabalho do(a) professor(a). O questionamento que norteou esse estudo foi: de que modo os(as) docentes que atuam nos Anos Inicias do Ensino Fundamental trabalham com a leitura de literatura? Traçou-se como objetivo geral: compreender a prática pedagógica para o trabalho com a leitura de literatura. Como objetivos específicos: discutir a importância da literatura para o desenvolvimento integral das crianças; refletir sobre a prática pedagógica e a formação de pedagogos(as) para planejar e executar aulas de leitura de literatura nos Anos Inicias do Ensino Fundamental. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se na pesquisa bibliográfica e nas experiências advindas do campo de pesquisa com os estudos sobre a leitura de literatura voltados para o curso de pedagogia. As vivências têm como base os estudos teóricos e as práticas desenvolvidas no grupo de estudo “Educação, Comunicação, Linguagem e Movimento” da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Como resultados concluiu-se que a formação de pedagogos(as) para trabalhar com a leitura de literatura necessita de muitos estudos sobre a relação teoria e prática, e a mediação pedagógica é um fator primordial para que, por meio do texto literário, o(a) docente possa contribuir com a aprendizagem das crianças e o desenvolvimento das relações humanas, cognitivas, sociais e críticas dos sujeitos.