Esta pesquisa encontra-se em andamento e visa realizar um cruzamento entre as grades curriculares dos cursos de licenciatura em letras de uma universidade pública, mais especificamente dos cursos de língua portuguesa, língua inglesa e libras, investigando se oferecem ao futuro professor uma concepção de ensino de língua como produto que emerge na e da interação social para expandir potencialidades comunicativas e socioculturais. A primeira etapa da pesquisa já foi realizada com o levantamento, leitura e fichamento de outras pesquisas relacionadas à temática. A seguir, analisaremos as grades curriculares dos três cursos supracitados para identificar, quantificar e comparar disciplinas que ofereçam aporte teórico e prático, sua carga horária e ementa, verificando suas contribuições no desenvolvimento da competência comunicativa do futuro professor de língua, para o seu e para outros idiomas, e para sua prática profissional. Assim, esta é uma pesquisa documental, de cunho quanti-qualitativo. A análise das leituras realizadas até o momento aponta que ainda há um distanciamento entre teoria e prática e que a carga horária de muitas disciplinas é insuficiente. Poderemos confirmar ou descobrir novos dados e gerar novas informações durante a nossa própria análise, partindo de possíveis lacunas ou continuidade de outras pesquisas.