Artigo CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-89-2

PANORAMA HISTÓRICO-CRÍTICO DA LITERATURA POLICIAL: PERSPECTIVAS FEMINISTAS E PÓSCOLONIAIS (EM EDGAR ALLAN POE)

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-01-24 13:37:27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105590
    "edicao_id" => 337
    "trabalho_id" => 403
    "inscrito_id" => 7819
    "titulo" => "PANORAMA HISTÓRICO-CRÍTICO DA LITERATURA POLICIAL: PERSPECTIVAS FEMINISTAS E PÓSCOLONIAIS (EM EDGAR ALLAN POE)"
    "resumo" => "O objetivo deste artigo é analisar o surgimento da Literatura Policial e seus desdobramentos, com ênfase em fatores históricos e literários, visando prover o professor com informações que lhe ajudem na promoção do letramento literário através do apanhado de conteúdos aqui elecados. Para tanto, apresentará um panorama crítico-teórico de obras anteriores à trilogia de contos policiais do escritor americano Edgar Allan Poe (1809-49), o fundador do gênero, bem como analisará aspectos do desenvolvimento da nova estética posteriores aos contos dele, no caso, “Assassinatos na rua do necrotério” (1841), “O caso de Marie Roget” (1842), e “A carta roubada” (1845). Este novo gênero adquiriu o status de cunho supostamente negativo de literatura de massa ou subliteratura, embora tenha sido utilizado de forma subversiva por autores de renome entre a crítica literária, a exemplo da escritora irlandesa Lady Gregory, com sua peça Spreading the news (1904), e a dramaturga americana Susan Glaspell, com Bagatelas (1916). Ambas utilizaram-se de características próprias deste gênero para empreeender críticas à opressão inglesa na Irlanda, e à opressão patriarcal, respectivamente. No caso das obras de Poe, elas se constituem em um verdadeiro estudo de caso sobre a mentalidade americana em sua dualidade em relação a Europa. Poe oscila entre uma perspectiva ora colonialista, ora póscolonialista, em um caso clássico de um autor oriundo de uma antiga colônia europeia, em busca de autoafirmação no mundo das artes. Assim, Poe ora subverte, ora reproduz ideologias imperialistas em sua contística. Esse tipo de influência histórico-cultural permeará a literatura policial dos séculos XX e XXI, e a elevará a um patamar de destaque em campos diversos, como o cinema e a literatura infanto-juvenil. Para a realização desta pesquisa, contar-se-á com o aporte teórico de Cuddon (1996), D’onófrio (1999), Lajolo & Zilberman (2007), dentre outros."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID7819_TB403_14082023163421.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:20:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAISE LILIAN FONSECA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "DAISE LILIAN FO"
    "autor_email" => "daiselilian@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:37:27"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105590
    "edicao_id" => 337
    "trabalho_id" => 403
    "inscrito_id" => 7819
    "titulo" => "PANORAMA HISTÓRICO-CRÍTICO DA LITERATURA POLICIAL: PERSPECTIVAS FEMINISTAS E PÓSCOLONIAIS (EM EDGAR ALLAN POE)"
    "resumo" => "O objetivo deste artigo é analisar o surgimento da Literatura Policial e seus desdobramentos, com ênfase em fatores históricos e literários, visando prover o professor com informações que lhe ajudem na promoção do letramento literário através do apanhado de conteúdos aqui elecados. Para tanto, apresentará um panorama crítico-teórico de obras anteriores à trilogia de contos policiais do escritor americano Edgar Allan Poe (1809-49), o fundador do gênero, bem como analisará aspectos do desenvolvimento da nova estética posteriores aos contos dele, no caso, “Assassinatos na rua do necrotério” (1841), “O caso de Marie Roget” (1842), e “A carta roubada” (1845). Este novo gênero adquiriu o status de cunho supostamente negativo de literatura de massa ou subliteratura, embora tenha sido utilizado de forma subversiva por autores de renome entre a crítica literária, a exemplo da escritora irlandesa Lady Gregory, com sua peça Spreading the news (1904), e a dramaturga americana Susan Glaspell, com Bagatelas (1916). Ambas utilizaram-se de características próprias deste gênero para empreeender críticas à opressão inglesa na Irlanda, e à opressão patriarcal, respectivamente. No caso das obras de Poe, elas se constituem em um verdadeiro estudo de caso sobre a mentalidade americana em sua dualidade em relação a Europa. Poe oscila entre uma perspectiva ora colonialista, ora póscolonialista, em um caso clássico de um autor oriundo de uma antiga colônia europeia, em busca de autoafirmação no mundo das artes. Assim, Poe ora subverte, ora reproduz ideologias imperialistas em sua contística. Esse tipo de influência histórico-cultural permeará a literatura policial dos séculos XX e XXI, e a elevará a um patamar de destaque em campos diversos, como o cinema e a literatura infanto-juvenil. Para a realização desta pesquisa, contar-se-á com o aporte teórico de Cuddon (1996), D’onófrio (1999), Lajolo & Zilberman (2007), dentre outros."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD5_ID7819_TB403_14082023163421.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:20:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAISE LILIAN FONSECA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "DAISE LILIAN FO"
    "autor_email" => "daiselilian@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:37:27"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 337
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:37:27"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 337
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:37:27"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 213
                "edicao_id" => 337
                "codigo" => "978-85-61702-89-2"
                "capa" => "66031efe972dc_26032024161614.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  LEILA PATR&Iacute;CIA ALVES DANTAS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  BR&Iacute;GIDA BARBOSA COSTA (UFPI)<br />\r\n
                  CL&Aacute;UDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUI)<br />\r\n
                  ELENILZA MARIA DE ARA&Uacute;JO SOUSA &nbsp;<br />\r\n
                  ELISABETH &nbsp;SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n
                  FRANCISCO SOUZA DA SILVA UNIVERSIDADE DE S&Atilde;O PAULO (USP)<br />\r\n
                  IVEUTA DE ABREU LOPES (UFPI)<br />\r\n
                  JESICA CARVALHO SALES (UFPI)<br />\r\n
                  JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n
                  LEILA PATR&Iacute;CIA ALVES DANTAS (IFPI)<br />\r\n
                  LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n
                  MARIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O MAGALH&Atilde;ES BATISTA COSTA (UFPI)<br />\r\n
                  MARL&Uacute;CIA DA SILVA BEZERRA LACERDA (IFPI)<br />\r\n
                  ORIDEIA DE SOUSA LIMA (IFPI)<br />\r\n
                  RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO BELINI (UFPI)<br />\r\n
                  ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE (UERN)<br />\r\n
                  TERESINHA VILANI VASCONCELOS DE LIMA (IFPI)<br />\r\n
                  VALNECY OLIVEIRA CORR&Ecirc;A SANTOS (UFMA)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152738-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:37:27"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 213
                "edicao_id" => 337
                "codigo" => "978-85-61702-89-2"
                "capa" => "66031efe972dc_26032024161614.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  LEILA PATR&Iacute;CIA ALVES DANTAS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  BR&Iacute;GIDA BARBOSA COSTA (UFPI)<br />\r\n
                  CL&Aacute;UDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUI)<br />\r\n
                  ELENILZA MARIA DE ARA&Uacute;JO SOUSA &nbsp;<br />\r\n
                  ELISABETH &nbsp;SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n
                  FRANCISCO SOUZA DA SILVA UNIVERSIDADE DE S&Atilde;O PAULO (USP)<br />\r\n
                  IVEUTA DE ABREU LOPES (UFPI)<br />\r\n
                  JESICA CARVALHO SALES (UFPI)<br />\r\n
                  JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n
                  LEILA PATR&Iacute;CIA ALVES DANTAS (IFPI)<br />\r\n
                  LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n
                  MARIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O MAGALH&Atilde;ES BATISTA COSTA (UFPI)<br />\r\n
                  MARL&Uacute;CIA DA SILVA BEZERRA LACERDA (IFPI)<br />\r\n
                  ORIDEIA DE SOUSA LIMA (IFPI)<br />\r\n
                  RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO BELINI (UFPI)<br />\r\n
                  ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE (UERN)<br />\r\n
                  TERESINHA VILANI VASCONCELOS DE LIMA (IFPI)<br />\r\n
                  VALNECY OLIVEIRA CORR&Ecirc;A SANTOS (UFMA)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152738-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:37:27"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o surgimento da Literatura Policial e seus desdobramentos, com ênfase em fatores históricos e literários, visando prover o professor com informações que lhe ajudem na promoção do letramento literário através do apanhado de conteúdos aqui elecados. Para tanto, apresentará um panorama crítico-teórico de obras anteriores à trilogia de contos policiais do escritor americano Edgar Allan Poe (1809-49), o fundador do gênero, bem como analisará aspectos do desenvolvimento da nova estética posteriores aos contos dele, no caso, “Assassinatos na rua do necrotério” (1841), “O caso de Marie Roget” (1842), e “A carta roubada” (1845). Este novo gênero adquiriu o status de cunho supostamente negativo de literatura de massa ou subliteratura, embora tenha sido utilizado de forma subversiva por autores de renome entre a crítica literária, a exemplo da escritora irlandesa Lady Gregory, com sua peça Spreading the news (1904), e a dramaturga americana Susan Glaspell, com Bagatelas (1916). Ambas utilizaram-se de características próprias deste gênero para empreeender críticas à opressão inglesa na Irlanda, e à opressão patriarcal, respectivamente. No caso das obras de Poe, elas se constituem em um verdadeiro estudo de caso sobre a mentalidade americana em sua dualidade em relação a Europa. Poe oscila entre uma perspectiva ora colonialista, ora póscolonialista, em um caso clássico de um autor oriundo de uma antiga colônia europeia, em busca de autoafirmação no mundo das artes. Assim, Poe ora subverte, ora reproduz ideologias imperialistas em sua contística. Esse tipo de influência histórico-cultural permeará a literatura policial dos séculos XX e XXI, e a elevará a um patamar de destaque em campos diversos, como o cinema e a literatura infanto-juvenil. Para a realização desta pesquisa, contar-se-á com o aporte teórico de Cuddon (1996), D’onófrio (1999), Lajolo & Zilberman (2007), dentre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.