Artigo CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)

E-books

ISBN: 978-85-61702-89-2

DOIS JOGOS PEDAGÓGICOS MUSICAIS: REFLEXÕES E CAMINHOS PARA A ESTIMULAÇÃO DA CRIATIVIDADE

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-01-24 13:37:27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105608
    "edicao_id" => 337
    "trabalho_id" => 5077
    "inscrito_id" => 16970
    "titulo" => "DOIS JOGOS PEDAGÓGICOS MUSICAIS: REFLEXÕES E CAMINHOS PARA A ESTIMULAÇÃO DA CRIATIVIDADE"
    "resumo" => "Criatividade é um tema recorrente no contexto educativo e, apesar das dificuldades no estabelecimento de uma definição, há um consenso de que se trata da capacidade de realizar uma produção que se caracterize como nova e adaptada ao contexto na qual ela se manifesta. Parte-se do pressuposto de que as habilidades criativas podem ser desenvolvidas e aprimoradas por meio da prática e do treino, em qualquer área de conhecimento, sob condições socioculturais favoráveis e em diálogo com o domínio de técnicas apropriadas. Assim, dois jogos foram elaborados e executados no âmbito de uma pesquisa-ação no campo da Educação Musical, cuja fundamentação teórica articulou perspectivas interdisciplinares com a área de Psicologia. Os dois jogos pedagógicos musicais estruturados foram “A caixa sonora” e “Construção sonora”. A natureza desses jogos, no seu aspecto teórico e prático, é o assunto central desta proposição. As características do pensamento criativo são debatidas, evidenciando que uma de suas operações intelectuais fundamentais é a “produção divergente”, que engloba diferentes fatores. São elencados por diversos autores oito fatores, que favorecem a estimulação da criatividade: fluência, flexibilidade, elaboração, originalidade, penetração, sensibilidade a problemas, avaliação e redefinição. A compreensão desses fatores pode colaborar na estruturação de uma atividade ou proposta que têm por finalidade a estimulação da criatividade em qualquer campo educativo. Assim, como recorte para este artigo, são apresentadas e discutidas as características dos oito fatores do pensamento criativo e como estes emergem nas propostas desses dois jogos. Por sua vez, são elencados os objetivos dos jogos, os principais fatores que podem ser estimulados e a metodologia para o seu desenvolvimento. Tal discussão pode contribuir para a ampliação da compreensão sobre os pressupostos teóricos que sustentam propostas criativas, viabilizando a estruturação de jogos e atividades nas diversas áreas do conhecimento."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID16970_TB5077_19062023202903.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:20:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KLESIA GARCIA ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "KLESIA GARCIA A"
    "autor_email" => "klesiagarcia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:37:27"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105608
    "edicao_id" => 337
    "trabalho_id" => 5077
    "inscrito_id" => 16970
    "titulo" => "DOIS JOGOS PEDAGÓGICOS MUSICAIS: REFLEXÕES E CAMINHOS PARA A ESTIMULAÇÃO DA CRIATIVIDADE"
    "resumo" => "Criatividade é um tema recorrente no contexto educativo e, apesar das dificuldades no estabelecimento de uma definição, há um consenso de que se trata da capacidade de realizar uma produção que se caracterize como nova e adaptada ao contexto na qual ela se manifesta. Parte-se do pressuposto de que as habilidades criativas podem ser desenvolvidas e aprimoradas por meio da prática e do treino, em qualquer área de conhecimento, sob condições socioculturais favoráveis e em diálogo com o domínio de técnicas apropriadas. Assim, dois jogos foram elaborados e executados no âmbito de uma pesquisa-ação no campo da Educação Musical, cuja fundamentação teórica articulou perspectivas interdisciplinares com a área de Psicologia. Os dois jogos pedagógicos musicais estruturados foram “A caixa sonora” e “Construção sonora”. A natureza desses jogos, no seu aspecto teórico e prático, é o assunto central desta proposição. As características do pensamento criativo são debatidas, evidenciando que uma de suas operações intelectuais fundamentais é a “produção divergente”, que engloba diferentes fatores. São elencados por diversos autores oito fatores, que favorecem a estimulação da criatividade: fluência, flexibilidade, elaboração, originalidade, penetração, sensibilidade a problemas, avaliação e redefinição. A compreensão desses fatores pode colaborar na estruturação de uma atividade ou proposta que têm por finalidade a estimulação da criatividade em qualquer campo educativo. Assim, como recorte para este artigo, são apresentadas e discutidas as características dos oito fatores do pensamento criativo e como estes emergem nas propostas desses dois jogos. Por sua vez, são elencados os objetivos dos jogos, os principais fatores que podem ser estimulados e a metodologia para o seu desenvolvimento. Tal discussão pode contribuir para a ampliação da compreensão sobre os pressupostos teóricos que sustentam propostas criativas, viabilizando a estruturação de jogos e atividades nas diversas áreas do conhecimento."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID16970_TB5077_19062023202903.pdf"
    "created_at" => "2024-03-27 09:20:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KLESIA GARCIA ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "KLESIA GARCIA A"
    "autor_email" => "klesiagarcia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
    "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:37:27"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 337
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:37:27"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 337
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---ensino-e-suas-interseccoes-vol-02"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
        "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
          <br />\r\n
          Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
          <br />\r\n
          CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "66031efe94d36_26032024161614.jpg"
        "timbrado" => null
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2023-10-12"
        "final_evento" => "2023-10-14"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-01-24 13:37:27"
        "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 213
                "edicao_id" => 337
                "codigo" => "978-85-61702-89-2"
                "capa" => "66031efe972dc_26032024161614.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  LEILA PATR&Iacute;CIA ALVES DANTAS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  BR&Iacute;GIDA BARBOSA COSTA (UFPI)<br />\r\n
                  CL&Aacute;UDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUI)<br />\r\n
                  ELENILZA MARIA DE ARA&Uacute;JO SOUSA &nbsp;<br />\r\n
                  ELISABETH &nbsp;SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n
                  FRANCISCO SOUZA DA SILVA UNIVERSIDADE DE S&Atilde;O PAULO (USP)<br />\r\n
                  IVEUTA DE ABREU LOPES (UFPI)<br />\r\n
                  JESICA CARVALHO SALES (UFPI)<br />\r\n
                  JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n
                  LEILA PATR&Iacute;CIA ALVES DANTAS (IFPI)<br />\r\n
                  LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n
                  MARIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O MAGALH&Atilde;ES BATISTA COSTA (UFPI)<br />\r\n
                  MARL&Uacute;CIA DA SILVA BEZERRA LACERDA (IFPI)<br />\r\n
                  ORIDEIA DE SOUSA LIMA (IFPI)<br />\r\n
                  RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO BELINI (UFPI)<br />\r\n
                  ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE (UERN)<br />\r\n
                  TERESINHA VILANI VASCONCELOS DE LIMA (IFPI)<br />\r\n
                  VALNECY OLIVEIRA CORR&Ecirc;A SANTOS (UFMA)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152738-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:37:27"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 213
                "edicao_id" => 337
                "codigo" => "978-85-61702-89-2"
                "capa" => "66031efe972dc_26032024161614.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções (Vol. 02)"
                "prefacio" => """
                  Educa&ccedil;&atilde;o para a sociedade: Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Com nove edi&ccedil;&otilde;es, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transforma&ccedil;&otilde;es vivenciadas, nos &uacute;ltimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transforma&ccedil;&otilde;es estas que come&ccedil;am por n&oacute;s, que fazemos educa&ccedil;&atilde;o, envolvidos em diferentes etapas, desde a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica at&eacute; o ensino superior, que partilhamos nossas experi&ecirc;ncias, saberes e pr&aacute;ticas para mudar realidades.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Nesse processo cabe ressaltar as contribui&ccedil;&otilde;es dos referenciais da Ci&ecirc;ncia, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. &Eacute; importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redu&ccedil;&atilde;o das desigualdades como um todo, orientando novas pr&aacute;ticas para as quest&otilde;es socioambientais, s&atilde;o alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redu&ccedil;&atilde;o da qualidade de vida.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Em Jo&atilde;o Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educa&ccedil;&atilde;o.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  CONEDU &amp; Educa&ccedil;&atilde;o: compartilhando hist&oacute;rias, projetando o futuro!
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  LEILA PATR&Iacute;CIA ALVES DANTAS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  BR&Iacute;GIDA BARBOSA COSTA (UFPI)<br />\r\n
                  CL&Aacute;UDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJUI)<br />\r\n
                  ELENILZA MARIA DE ARA&Uacute;JO SOUSA &nbsp;<br />\r\n
                  ELISABETH &nbsp;SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n
                  FRANCISCO SOUZA DA SILVA UNIVERSIDADE DE S&Atilde;O PAULO (USP)<br />\r\n
                  IVEUTA DE ABREU LOPES (UFPI)<br />\r\n
                  JESICA CARVALHO SALES (UFPI)<br />\r\n
                  JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n
                  LEILA PATR&Iacute;CIA ALVES DANTAS (IFPI)<br />\r\n
                  LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n
                  MARIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O MAGALH&Atilde;ES BATISTA COSTA (UFPI)<br />\r\n
                  MARL&Uacute;CIA DA SILVA BEZERRA LACERDA (IFPI)<br />\r\n
                  ORIDEIA DE SOUSA LIMA (IFPI)<br />\r\n
                  RAIMUNDA GOMES DE CARVALHO BELINI (UFPI)<br />\r\n
                  ROSANGELA DINIZ CAVALCANTE (UERN)<br />\r\n
                  TERESINHA VILANI VASCONCELOS DE LIMA (IFPI)<br />\r\n
                  VALNECY OLIVEIRA CORR&Ecirc;A SANTOS (UFMA)<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "ficha_catalografica" => null
                "arquivo" => "26032024152738-CONEDU---ENSINO-E-SUAS-INTERSECCOES--VOL--02-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-01-24 13:37:27"
                "updated_at" => "2024-03-26 16:16:14"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2024

Resumo

Criatividade é um tema recorrente no contexto educativo e, apesar das dificuldades no estabelecimento de uma definição, há um consenso de que se trata da capacidade de realizar uma produção que se caracterize como nova e adaptada ao contexto na qual ela se manifesta. Parte-se do pressuposto de que as habilidades criativas podem ser desenvolvidas e aprimoradas por meio da prática e do treino, em qualquer área de conhecimento, sob condições socioculturais favoráveis e em diálogo com o domínio de técnicas apropriadas. Assim, dois jogos foram elaborados e executados no âmbito de uma pesquisa-ação no campo da Educação Musical, cuja fundamentação teórica articulou perspectivas interdisciplinares com a área de Psicologia. Os dois jogos pedagógicos musicais estruturados foram “A caixa sonora” e “Construção sonora”. A natureza desses jogos, no seu aspecto teórico e prático, é o assunto central desta proposição. As características do pensamento criativo são debatidas, evidenciando que uma de suas operações intelectuais fundamentais é a “produção divergente”, que engloba diferentes fatores. São elencados por diversos autores oito fatores, que favorecem a estimulação da criatividade: fluência, flexibilidade, elaboração, originalidade, penetração, sensibilidade a problemas, avaliação e redefinição. A compreensão desses fatores pode colaborar na estruturação de uma atividade ou proposta que têm por finalidade a estimulação da criatividade em qualquer campo educativo. Assim, como recorte para este artigo, são apresentadas e discutidas as características dos oito fatores do pensamento criativo e como estes emergem nas propostas desses dois jogos. Por sua vez, são elencados os objetivos dos jogos, os principais fatores que podem ser estimulados e a metodologia para o seu desenvolvimento. Tal discussão pode contribuir para a ampliação da compreensão sobre os pressupostos teóricos que sustentam propostas criativas, viabilizando a estruturação de jogos e atividades nas diversas áreas do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.