O artigo surgiu durante as aulas do componente curricular Laboratório de Filosofia, ofertado no Mestrado Profissional em Filosofia, PROF-FILO - UFCG, ministrado pelo Prof. Dr. Antônio Gomes da Silva, que nos possibilitou o movimento do pensamento, nos instigando a reflexão sobre o ensino de filosofia e suas questões práticas do Ensino. Para pensar o ensino de filosofia nos debruçaremos sobre a obra Por uma pedagogia de pergunta (FREIRE,1985). Trata-se de um diálogo do pensador Paulo Freire com o filósofo Chileno Antonio Fraudez, acerca da educação, levando em conta as ideologias e práticas de ensino e suas conjunturas do movimento de análise, reflexão do pensamento e discussão. Na relação entre escola concreta em movimento e a leitura da obra nos deparamos com as seguintes perguntas: É possível ensinar filosofia? Qual é o papel da pergunta e da resposta em sala de aula? Como o método de Paulo Freire dialoga com o Ensino de filosofia? Buscando fazer a reflexão sobre a pergunta de sala de aula, não como um jogo de palavras, mas que através dessa pergunta nos possibilitaria o filosofar. A esse respeito, Paulo Freire nos possibilita pensar a pergunta através das três etapas do método de investigação, tematização e problematização. Por fim, esse estudo concluiu o ensinar filosofia está permeado pelas perguntas e respostas que ocorrem no chão da escola, dialogando com a realidade, por meio da escuta e da fala no exercício do filosofar, entre docentes e discentes num fenômeno chamado aula.