A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica possui um modelo de instituição que atua na educação básica, superior e profissional de maneira pluricurricular e multicampi (BRASIL, 2008). Às bibliotecas dessas instituições coube um desafio: dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão nesse contexto diversificado. Considera-se um desafio, pois essas bibliotecas precisam atender regulamentações específicas conforme sua natureza, sejam escolares, universitárias e, ainda, prestar atendimento ao público externo, mesmo que com serviços limitados. Com a expansão da Rede Federal (BRASIL, 2010), as bibliotecas dos Institutos Federais tendem a ser a maior biblioteca disponível para a população, em alguns municípios do país. Como parte de uma pesquisa de mestrado, o artigo apresenta projetos desenvolvidos pelas bibliotecas do Instituto Federal de Goiás, demonstrando como essas bibliotecas têm contribuído com a educação (LIB NEO, 2010) da sociedade no estado de Goiás. Foram analisados produtos e serviços oferecidos pelas quatorze bibliotecas que constituem o Sistema de Bibliotecas do Instituto Federal de Goiás através dos relatórios de gestão, visitas presenciais e entrevista semiestruturada a um servidor de cada biblioteca do Sistema. Apesar de ainda não terem atingido o nível exemplar de infraestrutura (GEGE/UFMG; CFB/CRB, 2010), em razão de limitações orçamentárias e de pessoal, as bibliotecas promovem diversos projetos de extensão e participam direta ou indiretamente de projetos de pesquisa e ensino. Seja em parceria com outros setores e servidores, seja contando apenas com a própria equipe, as bibliotecas promovem concursos culturais, exposições de artes plásticas, mostras de cinema, clubes de leitura, oficinas e cursos de extensão. Assim, essas bibliotecas atuam como espaços de aprendizagem, promoção de cultura e lazer, não somente para alunos e servidores, mas também para a população próxima.