Na área da Educação Física Escolar há diversas questões intervenientes a serem exploradas e repensadas para o desenvolvimento das aulas numa perspectiva inovadora, especialmente, quando a atuação docente frequentemente depara com desafios imbricados na cultura escolar. O objetivo deste escrito é explicitar como a cultura escolar pode influenciar positivamente ou negativamente na ação dos (as) docentes de Educação Física nas escolas do Estado do Ceará. O estudo é de natureza qualitativa, em formato de relato de experiência de docentes de escolas públicas do Estado do Ceará, estudantes do Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Os participantes foram seis professores e duas professoras que atuam no Ensino da Educação Física Escolar, de escolas públicas do Ceará, nos níveis da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A discussão ocorreu por meio de fórum no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) no início do ano de 2023 e foi balizada pela temática “cultura escolar e sua relação com a disciplina” sugerida por González (2020). A análise interpretativa das falas constituiu a Categoria “Hierarquias dos saberes escolares”, que dizem respeito à posição hierárquica inferior atribuída à Educação Física Escolar ao ser comparada com as outras disciplinas. Os resultados mostram que as disciplinas como Matemática e Português são mais apreciadas em detrimento das demais disciplinas, observando as avaliações externas, como por exemplo, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Consideramos que o ensino da Educação Física Escolar seja identificado como componente curricular com respeito e legitimidade, sem esforço sobressaltado dos docentes para este reconhecimento. Por outro lado, que a comunidade não a observe como uma mera atividade recreativa.