O Ensino da Educação Física pode encontrar-se permeado por uma atuação docente tradicional, uma docência marcada pelo desinvestimento pedagógico ou uma práxis renovadora/inovadora. A cultura escolar relacionada ao ensino da Educação Física geralmente está circunscrita pela invisibilidade do trabalho docente, pelo caráter funcional do abandono do trabalho docente e/ou pelas hierarquias dos saberes escolares (GONZÁLEZ, 2020). Diante disso, este trabalho teve como objetivo explicitar como a cultura escolar surge como um fator determinante na ação docente de professores(as) de Educação Física do Ensino Básico. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, no formato de relato de experiência, desenvolvido por mestrandos(as) e professores(as) da Educação Básica, em março de 2023, motivados pela discussão realizada em fórum no ambiente virtual do Mestrado Profissional em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Por se tratar de um relato de experiência com fins educacionais e formativos, esta atividade não foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa (Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde - Artigo 1o. Parágrafo único, Inciso VIII), entretanto, ressalta-se que todos os procedimentos éticos da pesquisa com seres humanos nas Ciências Sociais foram respeitados. Os resultados evidenciam a invisibilidade docente como categoria frequente entre os(as) professores(as) avaliados, expondo narrativas como: adjetivação pejorativa nas/das aulas; necessidade de se justificar a intencionalidade dos objetos de conhecimento; estranhamento quanto a instrumentação cuidadosa no planejamento das aulas; lócus de substituição para professores ausentes; identificação limitada da disciplina com a prática esportiva entre outros casos que caracterizam o desconhecimento dos atores escolares sobre a real atuação do(a) professor(a) de Educação Física. Desta forma, os relatos discutem e exemplificam como a cultura escolar pode influenciar na ação docente em Educação Física e demonstram necessidade de ampliação deste debate.