O estudo sobre a educação não escolar no Brasil tem se mostrado relevante para a compreensão da diversidade de espaços que permeiam a sociedade contemporânea e que permite a realização de processos educacionais sob o aspecto não formal. Este artigo tem como objetivo mapear as produções acadêmicas sobre a educação não escolar no Brasil nos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu, mestrado e doutorado em Educação, no período de 2013 a 2022. A pesquisa ocorreu nos meses de março e abril de 2023 no catálogo de teses e dissertações do Portal da Fundação Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para a pesquisa, foi utilizado como descritor o termo “educação não escolar” entre aspas duplas e em seguida aplicados os critérios de exclusão a saber: 1) refinamento da pesquisa por programas de doutorado e mestrado; 2) pelo ano de publicação: 2013 a 2022; 3) pela área de conhecimento: Educação; 4) pelo nome do programa: Educação, chegando aos seguintes números: seis teses e trinta e uma dissertações com a temática pesquisada. Quanto a produção de teses, a maioria encontra-se nas regiões Sudeste e Centro-Oeste com duas teses cada, e as regiões Sul e Nordeste com uma tese cada. A região Norte do país não conta com nenhuma produção. Quanto a produção de dissertações, a maioria encontra-se na região Sudeste com treze dissertações, seguida da região Sul com oito dissertações. As regiões Norte e Nordeste com quatro dissertações cada uma, e a região Centro-Oeste com duas dissertações no período pesquisado. Considerando a diversidade temática possibilitada no estudo da educação não escolar, os temas geradores dos trabalhos se concentram em três grandes áreas a saber: currículo, práticas culturais e vulnerabilidade social nas teses, e em cinco grandes áreas: práticas culturais, arte e cultura, formação de professores, currículo e relações étnico-raciais, nas dissertações.