O Júri simulado é uma representação de uma situação problema, onde são apresentados argumentos de defesa e acusação para análise da situação. A simulação de julgamento ético-profissional é uma estratégia que envolve um grande número de alunos em sua organização e favorece a participação de todos de forma ativa durante todo o processo. O ensino da genética em cursos da área de ciências humanas, como por exemplo, no curso de psicologia, é um grande desafio. Por isso, é importante o uso de metodologias que despertem o interesse e o envolvimento dos alunos sobre o tema. O objetivo desse trabalho foi utilizar o júri simulado para ensinar sobre temas em genética, na disciplina de citologia e genética, do curso de psicologia da Faculdade Ieducare. Os alunos foram divididos em equipes e cada uma escolheu um tema de interesse dentro da ementa da disciplina. Os alunos elaboraram um roteiro/script com os personagens, falas e ordem de apresentação do júri. No dia da apresentação, abordaram os temas e julgaram a situação. A utilização dessa metodologia contribuiu para o aprofundamento no conhecimento de temas em genética, bem como desenvolveu nos estudantes uma reflexão crítica acerca da atuação do psicólogo em determinado casos-problemas.